segunda-feira, 13 de junho de 2011

Obras de esgotamento sanitário e de recuperação da SP-66 reivindicadas por André do Prado são anunciadas pelo Governador

Clarissa Johara


 Guararema (13).jpg
Atendendo ao pedido do deputado estadual André do Prado (PR), o governador Geraldo Alckmin deu início, nesta sexta-feira (03), a obras de esgotamento sanitário na cidade de Guararema e nos serviços de recapeamento da Rodovia SP-66, no trecho entre Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí. As obras de esgotamento sanitário serão financiadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A diretora-presidente da empresa, Dilma Pena, também esteve presente no evento.


O investimento nas obras de complementação sanitária é de R$ 7,1 milhões e vai beneficiar 26,5 mil habitantes. “O início das obras é uma vitória para a cidade, porque elas chegaram a ser paralisadas em 2008, pois a empresa vencedora da licitação não cumpriu o contrato e não concluiu os serviços. Por isso, é uma obra muito importante para Guararema e é realmente gratificante estar ao lado do governador Geraldo Alckmin dando início às obras”, destacou Prado.


De acordo com o deputado, o Governo do Estado conseguiu vencer os trâmites burocráticos e lançou nova licitação. A empresa fará a segunda etapa das obras, que incluem as construções de estações elevatórias e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na zona rural do Município.





A obra, ressalvou, será concluída em janeiro de 2013 e irá aumentar o índice de coleta dos esgotos de 56% para 75% e o índice de tratamento de 61% para 100% do volume coletado. Os bairros diretamente beneficiados são Parateí, Nova Parateí, Jardim Dulce, Estância, Itapema, Valparaíba, Freguesia da Escada e Ipiranga.


"Guararema, embora pertença à Região Metropolitana de São Paulo, esteja aqui no Alto Tietê, mas ela é da bacia do Rio Paraíba do Sul. E Guararema será uma cidade 300%, uma cidade verde: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, com oito estações elevatórias e mais uma estação de tratamento de esgoto", disse Alckmin.


Anúncio de obras viárias


Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin também anunciou investimentos para obras de recuperação e melhorias em 36 km da Rodovia General Euryale de Jesus Zerbine (SP-066), na cidade. 


"Nós estamos anunciando aqui uma grande obra, de R$ 48 milhões, que é o recapeamento dos acostamentos, trechos de terceira faixa, rotatórias e acessos, recuperação da SP-66: Mogi das Cruzes, Guararema, Jacareí", declarou Alckmin.


André do Prado destacou a importância das obras para o desenvolvimento da região. “O governo do Estado está sensível às demandas do Alto Tietê. Isso demonstra o comprometimento do governador Alckmin com a nossa cidade e a nossa região", frisou.



Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado Estadual André do Prado (PR)