terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Simulado Samu faz capacitação de profissionais

Bombeiros e profissionais da Guarda Municipal e da Defesa Civil simularam uma explosão, seguida de desabamento
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Treinamento foi feito na Escola Professora Irene Caporalli de Souza, onde simularam explosão, incêndio e desabamento com vítimas
Seis viaturas do Corpo de Bombeiros e uma equipe de 30 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em conjunto com a Guarda Municipal e com profissionais da Defesa Civil, realizaram ontem um simulado de explosão com incêndio, seguido de desabamento. 
O local escolhido foi a Escola Estadual Professora Irene Caporalli de Souza, no Conjunto Residencial Nova Bertioga. O evento serviu para preparar os profissionais para situações de resgate e atendimento em conjunto. Para o próximo ano, são esperados simulados com acidentes ferroviários, aéreos e com barco em uma represa de Salesópolis.


As demais preparações que vão ocorrer em 2012 visam a complementar o treinamento dos profissionais do Samu e demais órgãos para agir em caso de acidentes. Cada evento é pensado para atender à demanda de cada região. 
"Realizamos um simulado na rodovia Carvalho Pinto, de capotamento com múltiplas vítimas. Agora, este acidente de incêndio e, no ano que vem, vamos organizar uma simulação ferroviária. Com a inclusão de Arujá no Cresamu (Consórcio Regional de Saúde de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), vamos conversar com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) para fazer um simulado aéreo. Depois, faremos um acidente de barco em represa ou lago na região da cidade de Salesópolis", detalhou a coordenadora-geral do Samu, Marly Inês dos Reis Monteiro Garcia. 
Ela esclareceu que a escolha de uma escola para ser cenário do treinamento levou em conta que a probabilidade de um acidente desta proporção ocorrer em uma área escolar é maior. "Foi escolhida pelo número de escolas e por causa do tempo que os alunos passam no local. A explosão seguida de incêndio e desabamento será o último simulado dentro da capacitação deste ano", informou.


Cerca de 425 pessoas foram envolvidas no simulado promovido para capacitação dos profissionais, que durou cerca de 40 minutos. Pelo menos 22 homens do Corpo de Bombeiros fizeram o resgate de vítimas, controlaram o fogo e conduziram os atores para a área de atendimento da equipe do Samu. 
"Este simulado é positivo, pois, se houver uma emergência como esta, estaremos preparados com o Samu, os agentes de trânsito e a Defesa Civil. O simulado de hoje (ontem) durou bem menos tempo que uma ocorrência da vida real, que normalmente leva horas", disse o subtenente do Corpo de Bombeiros de Mogi, Almir de Oliveira. 
Ele acrescentou que, quando existe uma ocorrência verdadeira, o plano de abandono é feito em dez minutos. "O simulado contou com um plano de emergência na escola, que deveria ser usado como projeto para as redes de ensino municipal, estadual e particular da cidade", explicou.


Fonte:Mogi News