domingo, 4 de setembro de 2011

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (XV)


Às vésperas da inauguração do 32º Batalhão da Polícia Militar de Suzano, Waldemar Costa Filho ligou para o delegado seccional de Polícia, Carlos José Ramos da Silva, perguntando se ele iria à solenidade. Diante da resposta positiva, pediu uma carona. Tudo acertado, no dia do evento, "Casé" chegou para buscar Waldemar ao volante de automóvel Santana, devidamente descaracterizado de qualquer indício de que servia à Polícia Civil. Waldemar refugou: "Mas neste carro? Eu quero ir de viatura!" – bateu o pé. Vendo que não adiantava contestar, o delegado ligou para o Garra de Mogi e solicitou duas viaturas. Uma serviria como escolta, para qualquer eventualidade. Waldemar entrou no carro e logo indagou: "Não vai ligar a sirene? Eu quero que ligue a sirene!". "Casé" acionou o equipamento e lá se foram eles. Foi só o prefeito notar que a segunda viatura os seguia para voltar à carga: "Por que duas viaturas?" O delegado explicou que se tratava de uma medida de praxe, pois se acontecesse algo durante a viagem – um assalto, por exemplo –, ele teria que passar a atender à ocorrência de emergência e perderia a solenidade. Num caso como esse, os policiais da segunda viatura se encarregariam do caso, permitindo que o seccional fosse cumprir o compromisso. A resposta decepcionou Waldemar que, finalmente, abriu o jogo: "Mas se tiver uma ocorrência, eu quero justamente é ir pegar bandido junto com o senhor. Eu estou louco para que isso ocorra e já estou até pronto para isso", disse ele, abrindo a pasta tipo 007 e expondo ao delegado um enorme revólver calibre 38. Para azar do prefeito, nada de excepcional ocorreu na viagem até Suzano. A história foi lembrada à coluna, pelo próprio Carlos José, hoje delegado aposentado.

Prévia – 1
Enquanto o PT de Mogi definiu, de pronto, o seu candidato a prefeito – o advogado Marco Soares –, em Suzano o partido já estaria avaliando a possibilidade de recorrer a uma prévia para escolha de seu prefeiturável para 2012.

Prévia – 2
Segundo fontes ligadas ao partido, se a prévia ocorrer, a disputa será entre os secretários Walmir Pinto (Cultura), Valdicir Stuani (Promoção da Cidadania e Inclusão Social) e o atual presidente da agremiação, Vanderli (Derli) Dourado.

Candidatura
O PMDB poderá ganhar um reforço de peso em sua chapa de vereadores para o próximo ano. Joel Avelino Ribeiro, no partido há mais de 35 anos, desde os tempos do MDB, avalia uma provável candidatura. Ex-funcionário da Motorádio e da Eletropaulo, onde participou de comissões de empregados, Joel ganhou notoriedade nacional ao enfrentar ministros de Collor, em 94, por aumento do salário-família.

Orçamento
Valeu o empenho do deputado Gondim Teixeira (PPS): a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia marcou para o dia 24 de outubro, na Câmara de Mogi, a audiência pública para apresentação de prioridades do Alto Tietê a serem incluídas no Orçamento do Estado. Até a intervenção do deputado, a Região estava fora dos 22 encontros realizados pela Comissão em todo o Estado.

Orgânicos
Aprovado pelas comissões permanentes da Assembleia, está pronto para ser votado o projeto de lei que regulamenta a certificação de produtos orgânicos no Estado. Detalhe: a proposta foi apresentada pelo atual prefeito de Suzano, Marcelo Candido (PT), quando ainda era deputado estadual.
O que precisamos cuidar é da qualidade de vida porque não podemos colocá-la em risco em função do crescimento.
Marco Bertaiolli, prefeito de Mogi, sobre os riscos impostos à Cidade pelo desenvolvimento acelerado

Fonte:O Diário de Mogi