domingo, 4 de setembro de 2011

Demanda Procura por CNHs especiais aumenta


Em Mogi, cerca de 120 habilitações para pessoas com deficiência ou limitações foram emitidas em três meses
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Em três meses pelo menos 120 habilitações especiais foram emitidas em Mogi das Cruzes. As informações são da única auto-escola na cidade responsável por atender as pessoas que tem algum tipo de deficiência ou limitação. O principal desafio para elas é conseguir se deslocar até São Paulo para passar por exame médico e prático. A intenção da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) local é trazer uma banca examinadora para o município. No entanto, não há um prazo para isso ocorrer. 
A coordenadora da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Mogi das Cruzes, Valeriana da Silva Alves, afirmou que a vinda da estrutura para Mogi iria beneficiar muitas pessoas. "O problema não se restringe apenas ao momento de realizar os exames para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para pedir os laudos é necessário procurar as clínicas credenciadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e isso só é possível em São Paulo. Tanto para dar entrada na carteira quanto para comprar o veículo é preciso ter esses documentos." 
O encarregado geral do Ciretran de Mogi, Darcy Francisco Aquino Marques, afirmou que existe um projeto para trazer uma banca examinadora para o município. "Para a banca começar a funcionar é necessário que um médico seja credenciado para exercer a função. No entanto, como é um serviço particular precisamos do interesse de alguma empresa", explicou. Ele afirmou que a CNH para uma pessoa com deficiência é semelhante a qualquer outra: "O diferencial é que nela é especificado qual o tipo de deficiência que o motorista tem."
As pessoas com deficiência podem pedir, ainda, isenção na hora de comprar um veículo. "Existe uma lei dá a isenção de alguns impostos como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Depois, os motoristas precisam adequar os veículos às suas necessidades", relatou Marques.


Fonte:Mogi News