quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pós-inauguração Clínica médica fica lotada no primeiro dia


Mayara de Paula

Movimento foi intenso no centro médico recém-inaugurado
A Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) Dr. Arthur Domingos Fais, inaugurada no sábado, ficou lotada ontem, primeiro dia de atendimento. Nas três primeiras horas de expediente, das 7 às 10 horas, cerca de 80 pessoas foram atendidas em consultas médicas e exames, além de quatro pequenas cirurgias. Apesar do volume de atendimento, a média de espera para a consulta variou de 30 a 50 minutos, conforme a especialidade, segundo pacientes relataram ao Mogi News. 
Os números são considerados altamente positivos pelo secretário-adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis: "Só nas primeiras três horas conseguimos superar o volume de atendimentos previstos, ou seja, o que comprova o quanto era necessário o serviço ambulatorial com médicos especialistas", ressaltou.


De acordo com ele, na primeira etapa de funcionamento da Unica, compreendida pelos primeiros três meses, haverá atendimento, de duas a quatro vezes na semana, em cinco especialidades, além da rede básica: cardiologia, dermatologia, neurologista, cirurgia geral e endocrinologista.


O secretário-adjunto conta que a perspectiva é de que em abril seja implantada a segunda etapa do plano de trabalho da Única, que prevê consultas e exames de mais duas especialidades, além de um médico geriatra para consultas na Academia da Terceira Idade (ATI), que funciona no prédio ao lado.


"Ainda estamos realizando os levantamentos de maior procura de pacientes, mas, até agora, ao que tudo indica as próximas especialidades na Unica serão urologia e vascular, o que possibilitará aumentarmos o atendimento em 2,5 mil consultas e 3,5 mil exames por mês", ressaltou.


Lotado 
Apesar de não ser um Pronto-Atendimento de "portas abertas", isto é, de funcionar apenas com consultas previamente agendadas, a clínica médica esteve lotada em grande parte do dia. Entre 8 e 10 horas, a recepção, que funciona também como sala de espera para o primeiro atendimento (abertura de ficha médica), estava repleta de pessoas. Às 10h30, todas as cerca de 50 cadeiras disponibilizadas estavam ocupadas e algumas pessoas aguardavam em pé pelo atendimento. 
Contudo, meia hora depois, o local estava vazio e a concentração de pacientes migrou para os corredores em frente aos consultórios e salas de procedimentos. Apesar do volume de gente, os pacientes estavam satisfeitos com o atendimento prestado. Foi o caso da auxiliar de limpeza Adriana Maria da Silva Prado, de 34 anos, que compareceu à clínica para realizar uma ultrassonografia. "Já fiquei três meses à espera deste exame", contou. Josefa Iracema Barbosa Bezerra, de 48, estava otimista em marcar a data para a cirurgia de retirada de um cisto. "Há dois anos fui encaminhada ao hospital Santa Marcelina, em Itaquá, para realizar essa cirurgia e nada. Agora, com a Unica, acho que vai dar certo".


De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 20% dos pacientes agendados não compareceram ontem à clínica para consultas ou exames. A maioria das ausências foi para cirurgia geral e dermatologia. (N.A.)


Fonte:Mogi News