quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cobrança da água


Divulgação

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) adiou para o segundo semestre deste ano a cobrança pelo uso da água na Bacia do Alto Tietê. A previsão inicial era abril. O novo prazo está atrelado a outra etapa inicial: o cadastramento que seria concluído neste mês de fevereiro, mas foi prorrogado por mais 90 dias para a conclusão.
Preservação
A cobrança pelo uso da água vai afetar diretamente as indústrias e autarquias que captam água de rios, poços e divisões subterrâneas. O sistema já é adotado em outras regiões e é uma importante ferramenta para a preservação dos recursos hídricos, já que a receita será aplicada em projetos que promovam a conservação dos mananciais. 
Prazo maior
A Assessoria de Imprensa do órgão informou que após a finalização do cadastramento que já está ocorrendo, o DAEE ainda levará mais 60 dias para consolidar as informações apresentadas, para, então, iniciar a etapa seguinte deste processo.


Grandes consumidores
A Bacia do Alto Tietê é considerada uma situação particular e complicada por ter grandes usuários e envolver várias outorgas. Integram a Bacia do Alto Tietê os 10 municípios da região, além de Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuiba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, entre outros.


Fonte:Mogi News