sexta-feira, 29 de abril de 2011

Censo: Pontos para cadastro de pessoas com deficiência são ampliados

Censo:
Pontos para cadastro de pessoas com deficiência são ampliados
Urnas estão distribuídas em estabelecimentos comerciais, universidades, hospitais, entre outros locais de Mogi
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Marinês: "A partir do levantamento, criaremos políticas públicas"
Os pontos para o cadastro do censo de pessoas com deficiência em Mogi das Cruzes estão sendo ampliados. Há poucos dias, foram implantadas 150 novas urnas, as quais atingiram um total de 350 espalhadas pelo município. Elas estão distribuí-das em estabelecimentos comerciais, supermercados, universidades, hospitais, além de entidades sociais, terminais de ônibus, nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nos cartórios eleitorais.
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Mazaro Piva, informou que a adesão ao chamado "Censo Inclusão - Quem Somos e Quantos Somos" está satisfatória. "O trabalho é realizado em parceria com as administrações regionais e, com isso, conseguimos inserir os pontos de coleta em comércios e áreas de grande movimentação", disse. Como nenhuma urna foi recolhida não foi possível revelar um balanço preliminar. Levantamentos anteriores indicam que a cidade conta com 10 mil portadores de deficiência.

A previsão inicial é de que a coleta de informações ocorra até o fim do próximo mês. "O prazo pode ser estendido caso o número de cadastros seja considerado abaixo do esperado", informou a secretária.
Os interessados em ajudar na captação de dados, colocando uma urna no estabelecimento comercial ou associação responsável, podem ligar para a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no número 4726-1057.
Marinês pediu que os mogianos preencham corretamente o formulário que detalha quem é o portador de deficiência. "Este é um ponto muito importante, porque esses dados vão nos mostrar qual é a verdadeira população. A partir deste levantamento, criaremos políticas públicas voltadas a esta parcela da população mogiana", ressaltou. O questionário aborda questões como o tipo de deficiência, o grau de escolaridade, a inserção no mercado de trabalho, renda, vida social, além dos tratamentos e aparelhos utilizados.
"O responsável por preencher a ficha pode levá-la pra casa e inserir as informações com calma. O importante é disponibilizar todos os elementos e só depois colocá-la na urna", destacou a secretária.

Fonte:Mogi News