sexta-feira, 29 de abril de 2011

Reciclagem: Especialistas aprovam a criação de usina

Reciclagem
Especialistas aprovam a criação de usina
Alternativa de consórcio proposta por prefeitos pode reduzir pela metade a quantidade de lixo que segue para os aterros sanitários atualmente
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Faury: "Forma sustentável"
A instalação de uma usina para reciclagem e transformação de lixo em energia, por meio de um consórcio entre as cidades de Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes e Salesópolis, em uma possível parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), foi aprovada por pessoas envolvidas com a questão dos resíduos sólidos na região. Um protocolo de intenções criando o consórcio foi entregue pelos prefeitos dos municípios à presidente da companhia, Dilma Pena, na última quarta-feira. A alternativa pode reduzir pela metade a quantidade de lixo que vai para aterros sanitários atualmente.

A solução é bem vista tanto pela questão financeira quanto ambiental. Para o engenheiro ambiental Renato Faury, tratar o lixo de forma sustentável passa, imprescindivelmente, pela reciclagem dos resíduos. "Não dá para fazer algo sustentável sem o reaproveitamento do lixo. Além disso, a reciclagem gera recursos para terceiros, como catadores, por exemplo. Ao reciclarmos, falamos de melhoria de qualidade de vida de todos", explicou. Apesar disso, Faury ainda tem dúvidas sobre a transformação dos resíduos em energia. Segundo disse o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (DEM), logo após o encontro com Dilma Pena, seriam transformados em energia os resíduos que não fossem utilizados no processo de reciclagem. "Acho que a Sabesp é uma ótima empresa por ter experiência em saneamento ambiental. Só não acredito muito no aproveitamento energético porque em vários locais as cidades gastam mais do que têm de retorno", avaliou.

A medida também agradou membros do movimento Aterro Não, que briga contra a instalação do aterro pretendido pela construtora Queiroz Galvão em Mogi. "Eu sempre tive certeza de que esta questão do lixo uma hora iria vingar, porque não se concebe mais a criação de aterros. É a solução ideal", afirmou Mário Berti.

Apesar de também aprovar a atitude dos prefeitos, o ambientalista José Arraes se surpreendeu com a assinatura do protocolo de intenções. "Sempre serei favorável a qualquer alternativa para o lixo que não seja aterro sanitário. Por outro lado, posso dizer que a notícia do protocolo de intenções pegou muita gente que luta contra o aterro de surpresa. Em momento nenhum o prefeito Bertaiolli comentou sobre o assunto", afirmou.

Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares, afirmou que a solução apresentada à Sabesp pelos prefeitos é a única alternativa viável para os municípios da região. "Essa iniciativa mostra que a viabilidade tecnológica e econômica para a busca de novas alternativas existem. Se for firmado o consórcio, essa iniciativa deve ser aplaudida, até porque nós estamos atrasados na busca dessas soluções", afirmou.

Fonte:Mogi News