quarta-feira, 25 de maio de 2011

Meio ambiente: Construção de ecopontos começa semana que vem


Marcelo Pascotto
Da Reportagem Local
Guilherme Berti
Uma das primeiras unidades será instalada num terreno na região do Parque Olímpico
A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, acredita que a empresa Engesec, vencedora do processo licitatório para a construção dos primeiros ecopontos de Mogi das Cruzes, deve começar a obra na próxima semana.

As primeiras unidades ficarão nos bairros Parque Olímpico, Nova Jundiapeba e Jardim Armênia e vão custar R$ 850 mil. A empresa deverá concluir todo o serviço em 120 dias no Jardim Armênia, os outros ficarão prontos em 90 dias.

Maria Inês informou que a Prefeitura estuda a possibilidade de que associações de moradores e líderes comunitários assumam a gerência dos ecopontos, mas isso ainda não está totalmente certo. "Nós tivemos uma conversa com a população destas localidades e encontramos uma recepção muito positiva sobre esta ideia", relatou.
As localidades que abrigarão os primeiros ecopontos foram escolhidas porque concentram a maior quantidade de entulhos provenientes da construção civil e descarte de objetos em locais proibidos. A estimativa é de que, após implantados, eles possam retirar todo o lixo despejado em ruas, praças públicas e terrenos baldios.
Em cada ecoponto, serão colocados galpões e caçambas para que a população possa levar restos de materiais provenientes da construção civil, lixos eletrônicos e outros que serão recolhidos pela empresa CS Brasil, que transportará o material para o descarte correto dos materiais. Alguns objetos recicláveis poderão ser enviados para a associação de catadores para serem comercializados.

A secretária detalhou que os ecopontos ajudarão na iniciativa de implantar a coleta seletiva de lixo em toda a cidade, além de tirar toneladas de resíduos e objetos que poderiam ser jogados em rios e outros locais. Segundo ela, outras regiões de Mogi poderão ser as próximas a receber as unidades ecológicas, como Ponte Grande, Vila da Prata e Nova Bertioguinha.

Fonte:Mogi News