quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pedra fundamental: Cerimônia dá início hoje às obras da AACD

Pedra fundamental:
Cerimônia dá início hoje às obras da AACD
Construção da unidade marca uma nova fase no tratamento a pessoas com deficiência na região. Várias autoridades são esperadas na solenidade
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Reprodução
Unidade mogiana deverá realizar 180 atendimentos por dia. Número, no entanto, pode chegar a 400
A obra da unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Mogi das Cruzes marca uma nova fase para as pessoas com deficiência na região. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a construção da unidade será lançada hoje e a expectativa é de que pelo menos 38 empregos sejam gerados inicialmente. A solenidade contará com a presença de várias autoridades, como o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), o presidente voluntário da AACD Eduardo de Almeida Carneiro, o superintendente institucional da entidade, Luiz Oberdan Liporoni e a coordenadora de Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede), Valeriana da Silva Alves. Representantes de diversas entidades do município também irão ao evento realizado às 10 horas na avenida Antônio de Almeida, próximo à rotatória do Rodeio.

A empresa Clark foi escolhida por meio de concorrência para construir o prédio que deve realizar 180 atendimentos diários a pacientes da região do Alto Tietê, mas esse número pode chegar a 400 atendimentos futuramente. Segundo a AACD, o processo para a escolha das pessoas que serão atendidas deve começar no fim de agosto.
O início das obras está gerando grande expectativa nas pessoas que precisam utilizar os serviços oferecidos pela entidade. A facilidade de conseguir atendimento mais perto de casa e o acesso mais rápido são algumas das vantagens apontadas.


"Esse lançamento é o primeiro degrau de um sonho que se realiza", declarou Valeriana. Ela garantiu presença no evento que representa a luta de pelo menos cem pessoas que tem de ir até as unidades da AACD em São Paulo para fazer algum tipo de tratamento. "Esse é um presente inigualável e uma felicidade muito grande. As pessoas que vão para São Paulo precisam pegar trem, metrô e ônibus. Só quem tem um filho com deficiência sabe qual é a importância de ter uma unidade aqui", ressaltou.

Para a coordenadora, a prioridade é ver a unidade pronta para atender os pacientes. "O objetivo é levantar e equipar o prédio. Depois, uma equipe será escolhida e treinada pela AACD para desenvolver os trabalhos", acrescentou.

A oficina de órteses e próteses é um dos espaços que terão grande importância para as pessoas. "Todos os que precisam de algum equipamento tinham de sair de Mogi, mas agora isso vai mudar", afirmou Valeriana, ao destacar a importância do programa "Teleton". "Quando comecei a frequentar a AACD há 31 anos existia apenas uma unidade. Depois do Teleton, outras começaram a ser construídas", detalhou.

Fonte:Mogi News