quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alckmin também é contra lixão

Alckmin também é contra lixão



"Governador Alckmin: Mogi já disse "não" ao lixão. E o senhor?"
"Mogi é contra, certo? Se Mogi é contra o lixo, eu também sou contra". Assim o governador Geraldo Alckmin (PSDB) respondeu à pergunta que O Diário estampou na manchete da sua edição de ontem e que representa o principal questionamento feito pelos mogianos que lutam contra a instalação de um aterro sanitário no Distrito Industrial do Taboão. O chefe do Estado não só garantiu que Mogi das Cruzes pode contar com ele nessa batalha, como revelou estar otimista de que a vontade da Cidade será respeitada. O tucano prometeu, ainda, ajudar para que na reunião de hoje o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) acate o pedido do Município e a audiência pública do lixão, marcada para o próximo dia 21, seja adiada por 90 dias.
"Se Mogi é contra eu também sou porque ninguém pode fazer um empreendimento se não tiver a autorização da lei municipal, a licença do Município, a certidão do Município", afirmou Alckmin, que por duas vezes respondeu diretamente à manchete de O Diário.
"Agora, existem ritos jurídicos que precisam ser cumpridos. Eu sei que há um pleito para adiar a audiência. A gente não pode passar por cima, mas vou procurar ajudar para que, na reunião do Consema, que é amanhã (hoje), essa audiência seja adiada", prometeu. "Mas não posso chegar aqui e dizer está adiado porque aí, inclusive, vai prejudicar o processo porque os conselheiros vão questionar: o que estamos fazendo aqui? Então, se Mogi é contra eu também sou contra e, sem a autorização, não há como fazer o investimento. E, em relação à audiência, vamos trabalhar para adiar", acrescentou.
O governador defendeu cautela neste processo e pediu para que a população mogiana aguarde a reunião do Consema (leia mais sobre esse encontro nesta página), que é presidido justamente pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, e tem metade das suas cadeiras destinadas a órgãos estaduais. Questionado se recomendou que os representantes do Estado no conselho se posicionem favoráveis ao pleito de Mogi para adiamento da audiência pública em 90 dias, Alckmin respondeu: "O secretário Bruno Covas é uma pessoa responsável, séria e ele está colaborando mais do que vocês imaginam. Mas o Consema envolve a sociedade civil, tem o Ministério Público... Não é só Governo. Ainda assim, diria que está indo bem. Estamos atentos ao problema, estamos atentos à posição de Mogi e vamos ajudar a ter a melhor solução", garantiu Alckmin.
O chefe do Estado fez questão de ressaltar, no entanto, que é preciso buscar uma solução para a destinação dos resíduos sólidos na Região, mas não se deixou sensibilizar pela informação de que o aterro Anaconda, em Santa Isabel, que passou a ser o principal destino do lixo do Alto Tietê desde que o Pajoan, em Itaquaquecetuba, desmoronou há cerca de um mês, está operando no limite, o que obrigará o Alto Tietê a recorrer a empreendimentos mais distantes.
"Entendo que esse é um problema em todo o lugar. O Litoral Norte está levando lixo a 100 quilômetros de distância. A questão da disposição é um desafio e, por outro lado, uma grande oportunidade porque você pode gerar energia, promover a coleta seletiva... Existe uma série de alternativas, mas é preciso ter solução, especialmente nas grandes cidades", ressaltou.

Fonte:O Diário de Mogi