quarta-feira, 25 de maio de 2011

Transporte: Extensão de trem até César de Souza só depois de 2014

Transporte:
Extensão de trem até César de Souza só depois de 2014
CPTM voltou a afirmar ontem que a ampliação da linha neste momento está descartada
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC
Os vereadores Expedito Tobias e Jolindo Rennó Costa se reuniram ontem com o diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Ribeiro
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) descartou novamente a extensão do serviço até César de Souza neste momento e garantiu que ao menos até 2014 as linhas férreas das composições urbanas não chegarão ao distrito. A resposta foi dada aos integrantes da Comissão de Transportes e Segurança Pública da Câmara Municipal durante uma reunião realizada na manhã de ontem com o diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro.

Ele informou aos vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR), presidente do grupo, e Jolindo Rennó Costa (PSDB) que uma alternativa viável para Mogi das Cruzes seria a busca pela concretização do projeto de implantação do bilhete integrado entre o transporte público e o ferroviário.

Segundo o diretor, somente após a conclusão do processo de modernização das linhas que servem a região, que deve ocorrer daqui a três anos, o projeto do trem até César poderá ser viabilizado. O principal entrave é a baixa demanda. Os empecilhos apontados por Ribeiro já haviam sido divulgados em uma moção da própria CPTM, encaminhada à Câmara em 16 de março.
Apesar do posicionamento contrário às pretensões, Tobias avaliou o encontro como positivo. "Já sabíamos que no momento não seria possível iniciar a extensão, mas foi importante discutirmos detalhes do processo", disse.

"O movimento (que pede o trem até César) vai continuar ativo e buscando um meio político para concretizar o objetivo, mas depois desta reunião vamos iniciar as conversas para a integração tarifária", contou o republicano. De acordo com o parlamentar, o próprio diretor da CPTM os orientou a continuar com a mobilização. "Ele nos deu o exemplo de regiões que não contavam com o serviço, mas, após várias ações da sociedade, acabaram conquistando as estações".

Fonte:Mogi News