sábado, 18 de junho de 2011

Transporte ferroviário: Dossiê pede extensão de trens até César de Souza

Documento foi entregue ontem pelo presidente da Associação de Moradores do Jardim São Pedro ao secretário de Estado de Transportes
Bras Santos
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Governo do Estado estaria disposto a discutir a viabilidade técnica e financeira do projeto
O agente ferroviário e presidente da Associação de Moradores do Jardim São Pedro, Adalberto Andrade Santana, aproveitou ontem a participação do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, no seminário "Desenvolvimento e Ferrovias" para entregar um ´dossiê´ que pede a extensão das viagens dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o distrito de César de Souza. O seminário ocorreu ontem na Assembleia Legislativa do Estado e reuniu integrantes da Frente Parlamentar das Ferrovias (deputados federais) e representantes de várias empresas ferroviárias especializadas no transporte de cargas e de passageiros. Além de Adalberto Santana, o deputado federal Junji Abe (DEM) participou do evento que atraiu mais de cem especialistas em transporte ferroviário e convidados.


O presidente da Associação de Moradores do Jardim São Pedro, que é um bairro de César de Souza, disse que não perdeu a oportunidade de reforçar ao secretário dos Transportes do Estado a reivindicação de diversos setores da sociedade mogiana para que os trens da CPTM façam o retorno em César e não na estação Estudantes, no centro da cidade. "O secretário Jurandir Fernandes recebeu o nosso documento que tem mais de 180 páginas. Reunimos nesse dossiê todas as informações publicadas na Imprensa, ofícios encaminhados pela Câmara de Mogi e outros materiais relacionados a esse projeto. Ele não prometeu executar as obras nesse momento, mas disse que o governo estadual está disposto a discutir a viabilidade técnica e financeira do projeto", argumentou Santana. Ele ressaltou que nas próximas semanas o Legislativo deverá promover uma audiência pública que servirá de prévia para uma conversa mais definitiva que as lideranças políticas e da sociedade civil pretendem manter com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o próprio secretário Fernandes.


Andrade disse também que a MRS Logística teria informado que o governo federal já teria concedido as licenças ambientais para a realização da obra de segregação dos trilhos para transporte de cargas e passageiros no trecho entre Suzano e Itaquaquecetuba. 


Fonte:Mogi News