Um projeto desenvolvido no Hospital Luzia de Pinho Melo está concorrendo ao prêmio de 50 mil euros em uma iniciativa que faz parte da campanha global apoiada pela Boehringer Ingelheim 1 Mission 1 Million - Getting to the Heart of Stroke (1 Missão 1 Milhão - No Coração do AVC).
A proposta do médico Samuel Minucci Camargo é de prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes com fibrilação atrial. O objetivo é de conscientizar a população sobre a arritmia cardíaca mais comum e a importância da prevenção do AVC, a principal causa de morte no Brasil.
O projeto já é realizado no Centro de Anticoagulação do hospital. Atualmente, são realizados exames de eletrocardiograma nos pacientes que passam em consulta pelo cardiologista. Os que são diagnosticados com arritmia são encaminhados para o Centro de Anticoagulação do hospital para tratamento.
"Eles recebem um medicamento que deixa o sangue mais fino, erradicando os coágulos, impedindo que cheguem ao cérebro, causando o AVC. A proposta é realizar o eletrocardiograma em todos os pacientes que procurarem atendimento no hospital, independente da especialidade em que serão atendidos".
Se campeão, o projeto mogiano poderá ser implantado de forma fixa no Hospital Luizia de Pinho Melo. "O prêmio é de 50 mil euros, e se ganharmos este dinheiro , ele será investido na compra de mais aparelhos de eletrocardiograma, além da contratação de funcionários para aumentar a equipe responsável pelo diagnóstico. Enfim, o atendimento será ampliado", destacou. (J.S.)
Fonte:Mogi News