sábado, 18 de junho de 2011

Saúde: Projeto disputa prêmio internacional

Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo
Um projeto desenvolvido no Hospital Luzia de Pinho Melo está concorrendo ao prêmio de 50 mil euros em uma iniciativa que faz parte da campanha global apoiada pela Boehringer Ingelheim 1 Mission 1 Million - Getting to the Heart of Stroke (1 Missão 1 Milhão - No Coração do AVC). 
A proposta do médico Samuel Minucci Camargo é de prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes com fibrilação atrial. O objetivo é de conscientizar a população sobre a arritmia cardíaca mais comum e a importância da prevenção do AVC, a principal causa de morte no Brasil. 
O projeto já é realizado no Centro de Anticoagulação do hospital. Atualmente, são realizados exames de eletrocardiograma nos pacientes que passam em consulta pelo cardiologista. Os que são diagnosticados com arritmia são encaminhados para o Centro de Anticoagulação do hospital para tratamento.


"Eles recebem um medicamento que deixa o sangue mais fino, erradicando os coágulos, impedindo que cheguem ao cérebro, causando o AVC. A proposta é realizar o eletrocardiograma em todos os pacientes que procurarem atendimento no hospital, independente da especialidade em que serão atendidos". 
Se campeão, o projeto mogiano poderá ser implantado de forma fixa no Hospital Luizia de Pinho Melo. "O prêmio é de 50 mil euros, e se ganharmos este dinheiro , ele será investido na compra de mais aparelhos de eletrocardiograma, além da contratação de funcionários para aumentar a equipe responsável pelo diagnóstico. Enfim, o atendimento será ampliado", destacou. (J.S.)


Fonte:Mogi News