sábado, 18 de junho de 2011

Economia: Vários setores são beneficiados

Divulgação

A família Fukusen é de imigrantes japoneses e mantém uma tradicional loja de roupas na cidade
Parte dos imigrantes que vieram para Mogi abriu vários comércios, como lojas de roupas, sapatos e tinturarias. A família da presidente-interina da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Tânia Fukusen, não fugiu à regra. Mas o pai dela, Mitsuharu Fukusen, exerceu durante um tempo um cargo especial: o de técnico da Seleção Brasileira de Beisebol.


Esse era um dos esportes praticados pelos imigrantes japoneses que chegavam ao Brasil. "Meu pai veio da cidade de Yanai. Ele chegou à cidade de Santos (litoral paulista) em 1956, foi para o Paraná e, alguns anos depois, veio pra Mogi. Como era um bom jogador de beisebol, a empresa de máquinas têxteis Howa o trouxe para trabalhar e ele jogava em um campo dentro da própria empresa", contou Tânia.


Em 1980, a família montou uma confecção e, em 1986, lançou a própria marca. "Minha mãe nasceu no Brasil, mas é descendente de japoneses. Sentimos uma grande responsabilidade de carregar a história dos imigrantes. Eles vieram para o Brasil sem dinheiro, fizeram a vida e temos de continuar. É um grande orgulho. São mais de cem anos de história de imigrantes que conseguiram se estabelecer e crescer, mesmo que, no início, nem sequer falassem o português".


Parte dos comerciantes mogianos é formada por descendentes. "Há muitas pessoas da colônia em lojas tradicionais de Mogi", contou Tânia, que mantém há décadas com a família uma loja de roupas na rua Flaviano de Melo. (L.N.)


Fonte:Mogi News