sábado, 18 de junho de 2011

Quase pronto Plano do parque entra na reta final de elaboração

Guilherme Berti
Estudo tratará de visitação, melhorias na infraestrutura e necessidade de oferecer novas atrações
A elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo, mais conhecido como Parque da Serra do Itapeti, entrou na reta final. Uma oficina que ocorrerá no início de julho e uma audiência pública em agosto deverão encerrar o trabalho, que está sendo desenvolvido pelo Instituto Ecofuturo, contratado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. 
Espera-se que o novo Plano de Manejo permita um número maior de visitantes ao parque, que tem 350 quilômetros quadrados de área preservada, e indique os investimentos necessários para que o aumento de turistas não prejudique a reserva natural, criada em 1971. Atualmente apenas 120 pessoas podem visitar diariamente o parque. Essas visitas, entretanto, têm de ser agendadas com antecedência. 
Ontem, o jornal visitou o parque e conversou com a secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, e com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Mogi. Eles explicaram que o novo Plano de Manejo começou a ser preparado em agosto de 2010. Nos últimos meses foram realizadas reuniões e oficinas com a participação de ambientalistas do Ecofuturo e de representantes da Prefeitura de Mogi, entre outras atividades.

Maria Inês e assessores explicaram que a oficina prevista para o mês que vem vai tratar especificamente do zoneamento do território do parque. "Essa reunião deverá acontecer no dia 6. O horário não está definido ainda. Será muito importante a participação de representantes da sociedade, pois a oficina tratará da utilização do solo do parque", destacou. (B.S.)

Fonte:Mogi News