Daniel Carvalho
Os japoneses trouxeram de seu país de origem técnicas de agricultura que, até então, eram desconhecidas dos brasileiros
A agricultura foi um dos campos que mais foram beneficiados pela influência dos imigrantes japoneses em Mogi das Cruzes. As técnicas agrícolas trazidas por eles ajudaram na consolidação de produtos e bens na cidade. As famílias que chegavam ao município se estabeleciam em sítios e começavam o cultivo de legumes e frutas.
A criação de galinhas também ajudou a sustentar a economia mogiana. "Os imigrantes tiveram uma grande importância para a cidade e para a comunidade, inserindo a cultura japonesa na agricultura, no esporte e em outras áreas. Foi deixado ainda um ensinamento disciplinar muito importante para a agricultura, que foi o carro-chefe da cidade. As técnicas de cultivo têm tido importante resultado para o Brasil", declarou o secretário de Agricultura de Mogi, Oswaldo Nagao.
Nagao contou que a família veio para Mogi depois de analisar o clima e a localização. "Na época, meu pai começou a avaliar o clima, a temperatura e a umidade. Ele percebeu ainda que logisticamente a cidade estava entre dois grandes polos, que era o Rio de Janeiro e São Paulo. Existia ainda a estrada de ferro, por onde poderiam ser escoadas as mercadorias. Era uma visão diferente e tecnológica", detalhou.
O secretário disse ainda que, quando chegou a Mogi, a família adquiriu um terreno de 4,5 alqueires e iniciou a plantação de tomate e couve-flor e, em seguida, expandiu para ovos e pintinhos.
A policultura foi uma das heranças deixadas pelos primeiros imigrantes. "Eles fundamentalmente mudaram um processo de agricultura que até hoje é modelo. Tinham pequenas propriedades altamente produtivas com policultura. Eram frutas, verduras e legumes, que até agora continuam fortes. Oitenta por cento dos atuais produtores da cidade já foram empregados de japoneses", ressaltou o deputado federal e ex-prefeito de Mogi Junji Abe (DEM).
Junji acredita que a lição deixada pelos imigrantes é de extrema importância: "Os imigrantes nos premiaram com a policultura e com a lição de reforma agrária. Todos vieram com uma mão na frente e outra atrás e com uma vontade imensa de voltar para a pátria, mas nenhum deles invadiu a terra de alguém". (L.N.)
Fonte:Mogi News