domingo, 29 de maio de 2011

Reportagem especial: Mogianos querem mais câmeras

Reportagem especial:
Mogianos querem mais câmeras
Além de inibir ação de marginais, equipamentos proporcionam segurança às pessoas que andam pelas ruas
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Mauricio Sumiya
População se sente segura com as câmeras instaladas em pontos estratégicos da região central e muitos acreditam que é preciso aumentar o número de equipamentos
Inibir a ação de marginais, identificar criminosos e esclarecer crimes. Estes são os principais pontos positivos destacados pelos mogianos que aprovam a utilização de câmeras de monitoramento pela Prefeitura. Além desses fatores, os equipamentos proporcionam maior segurança ao andar pela cidade.
As câmeras estão localizadas em cruzamentos estratégicos e em locais de grande concentração de pessoas, como no calçadão da rua Doutor Paulo Frontin. Os equipamentos, que num primeiro momento chegaram a ser vistos com desconfiança à privacidade dos cidadãos, hoje se tornaram "policiais digitais".

Para o pedreiro Antonio Miguel da Silva, apesar de wMogi contar com 283, ainda faltam câmeras nas ruas. "Deveria ter mais equipamentos, pois garantem a segurança numa hora em que o policial não pode passar por um lugar, o que antes já era suficiente para os marginais aproveitarem para cometer crimes".

A cuidadora Sueli Santos de Lima não pensa duas vezes ao dizer que quanto mais câmeras, melhor. "Morro de medo de andar pelas ruas. As câmeras me dão mais segurança. Com elas, fica mais fácil identificar um ladrão e até mesmo pegá-lo. Sem contar que um bandido pensa duas vezes antes de tentar alguma coisa", afirmou.

A sensação de segurança é destacada também pelo autônomo Josialdo Luiz da Silva. "É ótimo para a cidade ter câmeras. Prestam um serviço excelente e ficamos mais seguros nas ruas. Para mim, deveria haver uma em cada esquina". O laboratorista Antonio Mariano ressalta que as câmeras são importantes para ajudar na solução de crimes. "Temos visto diversos crimes solucionados com a ajuda das imagens", disse.

"Acredito que o número de equipamentos ainda é pequeno para o tamanho de Mogi", disse a balconista Renata Fonseca Fratus.

Fonte:Mogi News