domingo, 29 de maio de 2011

Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê recebe relatório sobre a saúde regional

Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê recebe relatório sobre a saúde regional
Entrada
X

Responder

Clarissa Johara
mostrar detalhes 1) 
Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê recebe relatório sobre a saúde regional




Um levantamento realizado pelas secretarias municipais de Saúde do Alto Tietê foi apresentado na última segunda-feira (16) durante a primeira reunião da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, em Arujá.

O relatório de diagnóstico servirá de base para o plano de ação dos deputados estaduais que representam a região. De acordo com o levantamento, o déficit de leitos hospitalares da região, tanto gerais como de UTI, é o fator mais alarmante. Os números apontam a necessidade de cerca de mais 900 leitos gerais (cirúrgico, clínico, obstétrico e pediátrico), com déficit de 52%, e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com déficit de 42%. Ainda segundo o relatório, a falta de leitos de UTI atinge todas as áreas: adulto, pediátrico e neonatal.

Atento às questões colocadas pelos secretários, o deputado André do Prado (PR) enfatizou que a apresentação dos dados só vem confirmar a realidade sobre a saúde. Ressalvou, ainda, que o total de 90 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Alto Tietê não supre a demanda da região. “A falta de leitos é um dos problemas mais preocupantes. A partir de agora, com o diagnóstico da saúde regional em mãos, vamos marcar uma audiência com o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para apresentar o balanço dos pontos problemáticos da saúde, às nossas reivindicações e, diante disso, cobrarmos respostas rápidas”.

Entre os principais problemas foram apontados também deficiência no atendimento ambulatorial, psiquiatria, assistência farmacêutica, prótese e até no Serviço de Verificação de Óbito (SVO). "De todas as situações que nossa região enfrenta, os contratempos na saúde são os maiores e não podem esperar”, ponderou Prado.

André do Prado acredita que, com a criação da Região Metropolitana de São Paulo, o fundo metropolitano forneça recursos para melhorias na saúde e em outras áreas prioritárias. "Mesmo com a resistência de algumas das 39 cidades integrantes, esperamos que o Governo do Estado trabalhe de maneira que todos participem, de acordo com as condições financeiras de cada um. Esperamos ter um aporte muito grande de recursos e, assim que isso existir, precisamos estar preparados com as nossas demandas para sair na frente", observou.

Acompanharam a apresentação do balanço da saúde regional os deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar: André do Prado (PR), José Candido (PT), Luiz Carlos Gondim (PPS), Heroílma Tavares (PTB), e Estevam Galvão (DEM) representado pela assessora Valéria.

Entre os prefeitos, Abel Larini (PR), de Arujá, que é presidente do Condemat, Márcio Alvino (PR) de Guararema, Hélio Buscariolli (PSDB), de Santa Isabel, e Carlos Alberto Taino Júnior (PSDB), o Inho, de Biritiba Mirim. Todos os secretários de Saúde do Alto Tietê participaram da reunião.