domingo, 29 de maio de 2011

Região traça meta para Defensoria

Região traça meta para Defensoria
DEFESA Gediel Araújo destaca nível de políticas públicas debatidas
ELIANE JOSÉ
Um grupo de 90 lideranças e representantes da sociedade civil definiu 16 metas de atuação da Defensoria Pública da Regional de Mogi das Cruzes, na noite de sexta-feira última.
São propostas para o desenvolvimento de políticas públicas para o atendimento a demandas específicas ligadas a grupos e problemas sociais, como os idosos, a mulher vítima de violência, o portador de deficiência, a habitação. Elas serão apresentadas, agora, à convenção estadual que acontecerá em São Paulo, nos dias 12 e 13 de agosto, responsável pela elaboração do plano bianual do órgão.
A qualidade das propostas, a representatividade de diversos núcleos sociais e a participação de pessoas de cidades como Mogi, Itaquaquecetuba, Arujá, e outras, surpreenderam, de maneira positiva, o defensor Gediel Claudino de Araújo, que responde pela Defensoria Pública Regional.
"Há um amadurecimento da sociedade sobre a importância e o papel dos defensores. Por isso, houve propostas para políticas públicas, representando interesses de diversos grupos", resumiu.
A ampliação do número de defensores embala algumas das metas para a ampliação do atendimento à população na defesa de seus direitos.
Hoje, as unidades de Mogi das Cruzes e Itaquá, juntas, possuem 11 profissionais. O ideal, só em Mogi, por exemplo, seriam pelo menos 17. Em todo o Estado, eles são 500 e o melhor seria chegar ao número de 1,7 mil.
A iniciativa poderá contribuir para sensibilizar os governantes sobre as deficiências na estrutura da Defensoria que atende casos ligados aos direitos de família e à criança e ao adolelescente. Para se aferir a demanda, basta saber que o órgão mogiano, instalado no Largo do Socorro, atendeu neste mês duas mil pessoas, contra 1,2 mil em abril. A unidade, agora, também está assistindo famílias dos Distritos de Braz Cubas e Jundiapeba. "A participação popular é fundamental para melhorar as condições de atendimento às necessidades jurídicas", acrescentou o defensor.
Também foram definidos na sexta-feira, os representantes de Mogi na convenção estadual.


Fonte:O Diário de Mogi