sábado, 28 de abril de 2012

UniPiaget entrega documentação com laudos de inspeções à Cetesb


A UniPiaget - mantenedora da Faculdade Piaget de Suzano - entregou para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) um "Relatório de Avaliação Preliminar". 
O documento foi protocolado na última quarta-feira, com cronograma de medidas de análise do solo, levantamento histórico do terreno, laudos de inspeções, entrevistas. O objetivo da instituição é que com a análise da documentação seja descartado o risco de contaminação na área da faculdade. Para a entidade o local nunca foi depósito irregular de lixo. O relatório será avaliado por técnicos da Cetesb. A UniPiaget desconhece o prazo para conclusão da análise.
De acordo com a mantenedora da instituição, Lúcia Pereira, somente depois de o órgão ambiental avaliar o Relatório de Avaliação Preliminar é que UniPiaget saberá se haverá ou não a necessidade de apresentar um Estudo da Investigação Confirmatório. Apesar disso, Cetesb afirma já ter solicitado tal estudo.
"No caso ambiental primeiro temos que fazer uma avaliação preliminar. Em função dessa avaliação é que serão desencadeados os passos seguintes, da avaliação confirmatória ou não e, de que espaço. 
Temos que aguardar agora o pronunciamento da Cetesb. Eles diziam que o estudo teve por objetivo identificar evidências de condições ambientais adversas, que possam ter impactado a área e sua vizinhança, através de informações sobre o uso passado desse terreno. Tivemos que fazer um estudo. Hoje sabemos que não existe descarte de lixo, mas no passado há hipóteses". 
Segundo Lúcia, o relatório apresentado conta com mais de 100 páginas. O DS não teve acesso ao documento. O material reúne informações sobre visitas para inspeção da área, levantamento histórico sobre as atividades desenvolvidas no terreno, análise de fotografias aéreas e outros. "A primeira vez que falamos com a Cetesb dissemos que a UniPiaget não faz parte do cadastro de áreas contaminadas. E, eles nos pedem um estudo como se já considerassem essa área contaminada. Por isso, precisamos fazer uma avaliação preliminar, para depois apresentar um estudo, caso seja necessário". 
Mesmo assim, a mantenedora mais uma vez disse estar disposta a apresentar todas as análises que forem solicitadas. 



REUNIÃO Além do parecer sobre a análise do Relatório de Avaliação Preliminar, a UniPiaget aguarda o agendamento de uma reunião com representantes da Cetesb. 
A intenção é confrontar durante o encontro os autos de infrações expedidos entre 1990 e 2000 e fotos da época, com um material atual (também de fotos). 
A ideia é provar que o descarte irregular de lixo não ocorria no terreno da Piaget e sim no Parque Municipal Max Feffer.


Fonte:Gustavo Ferreira TATAU