sábado, 28 de abril de 2012

Luzia tratará paciente com câncer



Além das emergências e cirurgias, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Bairro do Mogilar, dará início, na próxima semana, ao atendimento dos pacientes oncológicos até então tratados no Hospital do Câncer "Dr. Flávio Isaías Rodrigues", em processo de descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). São cerca de 700 pessoas, sendo que as consultas serão agendadas a partir de quarta-feira, com consultas na semana seguinte. Os pacientes em tratamento de quimioterapia, por sua vez, serão atendidos no novo serviço já na semana que vem. Uma linha direta de telefone foi disponibilizada para esclarecer as dúvidas e fazer os agendamentos dos pacientes oncológicos – confira em destaque nesta página. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde comunicará a mudança aos pacientes através de telegramas.


"Com exceção da radioterapia, que será implantada posteriormente, todos os demais tipos de tratamento de câncer serão realizados no Luzia de Pinho Melo para atender os pacientes de toda a Região", enfatizou Luiz Carlos Viana, diretor clínico do hospital mogiano.


Segundo ele, o Luzia de Pinho Melo absorverá a demanda do centro oncológico em dois tipos de pacientes: os que hoje fazem hormonioterapia e os que são submetidos à quimioterapia.


No primeiro caso se encaixam a maioria dos pacientes – cerca de 600 –, os quais precisam de acompanhamento ambulatorial, mas fazem uso de medicação em casa. Esses terão as consultas agendadas a partir de quarta-feira e passarão pelos médicos a partir do dia 7. Todos passarão por avaliação de oncologistas e terão o seguimento de seu tratamento no hospital estadual.


"Já temos os nomes de todos os pacientes e o diagnóstico deles já foi avaliado inclusive pelo Icesp (Instituto de Câncer do 
Estado de São Paulo) dentro do processo de transição. Esses pacientes serão agora atendidos pelos médicos do Luzia e terão continuidade nos tratamentos", assegura o diretor clínico.


Nos outros casos, que são os que requerem quimioterapia, há inicialmente 78 pacientes que serão transferidos do "Dr. Flávio Isaias" para o Luzia de Pinho Melo. Desses, 36 recebem medicação endovenosa e, outros 42, via oral. "Esses pacientes serão atendidos já na próxima semana", informa Viana. A princípio, eles deverão passar por uma triagem.


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo é evitar ao máximo o deslocamento de pacientes para a cidade de São Paulo e garantir que os pacientes sejam tratados próximos de suas residências. Dos pacientes atendidos no Centro Oncológico, apenas 12, avaliados como casos especiais, neste momento não poderão realizar a quimioterapia no Luzia. Temporariamente eles serão encaminhados ao Icesp, mas a Secretaria irá garantir o transporte deles a São Paulo.


Para absorver essa nova demanda de pacientes, o Luzia de Pinho Melo passou por uma pequena reestrutura interna, mais precisamente para implantar a ala de quimioterapia. Os pacientes da hormonoterapia, no caso, serão atendidos nos consultórios que existem no ambulatório. A equipe de oncologistas também foi reforçada e, segundo o diretor clínico, conta com cinco profissionais.


"O Luzia de Pinho Melo sempre teve o atendimento oncológico e, inclusive, é a referência para cirurgias, além da emergência. O serviço, agora, será ampliado com os tratamentos de hormonoterapia, quimioterapia e, depois, de radioterapia. Vamos seguir os protocolos do Icesp e também os nossos", afirmou o diretor Luiz Carlos Viana.


Fonte:O Diário de Mogi