sábado, 28 de abril de 2012

Pronto Atendimento Vila Suíssa oferece 416 tomografias


A unidade de saúde foi inaugurada há apenas 15 dias e já contabiliza utilização intensa do equipamento
Divulgação

Em apenas 15 dias, novo posto de saúde em César de Souza já realizou 416 tomografias
De 19 a 30 de março, primeiros 15 dias após a implantação, foram ofertados 416 exames de tomografia computadorizada no Pronto Atendimento 24 horas da Vila Suíssa, em César de Souza. O procedimento está entre os exames de alta e média complexidade antes ofertados apenas pelo Governo do Estado e agora disponíveis também em equipamentos municipais, o que facilita o acesso dos munícipes. 
"É um número surpreendente para o início de uma atividade. Mogi das Cruzes é uma das poucas cidades, se não a única, a contar com um equipamento de tomografia instalado num posto de saúde. É um avanço muito importante, resultado dos investimentos da Prefeitura na área de saúde, principalmente na oferta de exames mais complexos", afirma o prefeito Marco Bertaiolli. O tomógrafo permite a reconstrução de imagens detalhadas de diferentes partes do corpo, como crânio, coluna, abdômen, aparelho digestivo e urinário, entre outros. 
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes triplicou o número de exames de média e alta complexidade oferecidos gratuitamente aos usuários da Rede Municipal de Saúde. Em 2009, era agendada uma média trimestral de 4.913 procedimentos diagnósticos, número elevado para 15.008 no primeiro trimestre de 2012. Os dados foram divulgados na última quinta-feira, durante a apresentação da 43ª audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde, realizada na Câmara Municipal. 
Dos 15.008 procedimentos agendados nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, 48% foram ultrassonografias diversas, num total de 7.244 exames. Os exames de mamografia correspondem a 19% (2.776) dos agendamentos, enquanto as tomografias, 10% (1.529). Entre outros exames ofertados estão endoscopia com biópsia, ecodopplercardiograma e densitometria óssea.


Fonte:Mogi News