sábado, 28 de abril de 2012

Saúde Luzia começa a atender pacientes com câncer na semana que vem


Agendamentos de consultas serão feitos a partir do dia 2 e quimioterapia estará disponível para 78 pessoas
Jorge Moraes

Hospital Luzia de Pinho Melo passará a atender pessoas que eram tratadas no Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías Rodrigues
Os pacientes em tratamento no Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías, no Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes, começam a ser atendidos no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, a partir da próxima semana. Os agendamentos de consultas serão abertos já na próxima quarta-feira, dia 2. A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS) da Grande São Paulo, encaminhará telegramas aos cerca de 600 pacientes que hoje fazem hormonioterapia no centro oncológico, colocando à disposição um telefone de contato do Luzia para agendamento de consultas, que deverão ser realizadas a partir do dia 7 de maio.


Todos passarão por avaliação de oncologistas e terão a continuidade de seu tratamento no hospital estadual. O Luzia também receberá 78 pacientes hoje em tratamento de quimioterapia no Hospital do Câncer, dos quais 36 recebem medicação endovenosa e outros 42, via oral. O tratamento, portanto, será feito em Mogi. O objetivo da secretaria, segundo sua Assessoria de Imprensa, é evitar ao máximo o deslocamento de pacientes para São Paulo e garantir que eles sejam tratados próximos de suas residências. 
Quatro médicos oncologistas, inicialmente, estarão à disposição dos pacientes no Luzia. O serviço contará com apoio científico, tecnológico e de protocolos clínicos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), maior centro especializado em oncologia da América Latina. 
Uma equipe do Icesp já realizou um trabalho de avaliação, caso a caso, dos pacientes em tratamento de quimioterapia no centro oncológico. O Luzia já realizou contato, agendando e triagem para esses pacientes. Apenas 12 pessoas, avaliadas como casos especiais, neste momento, não poderão fazer quimioterapia no Luzia. Temporariamente, eles serão encaminhados ao Icesp, mas a secretaria estadual garantirá o transporte deles a São Paulo.


"Realizamos um grande esforço, com as equipes do Icesp, do Departamento Regional de Saúde e das coordenadorias de Regiões de Saúde e de Contratos de Gestão da secretaria, para garantir que os pacientes do centro oncológico tenham a garantia da continuidade de seu tratamento, preferencialmente em Mogi, sem deslocamento para São Paulo", afirmou Luiz Carlos Viana, diretor-clínico do Luzia de Pinho Melo. 


Contatos
O Hospital Luzia de Pinho Melo fica na rua Manoel de Oliveira, s/nº, no Mogilar. O telefone para os pacientes do centro oncológico tirar dúvidas é o             (11) 3583-2876      . 
O atendimento por meio deste número é de segunda a sexta-feira (exceto feriados e emendas), das 8h às 16h.


Fonte:Mogi News