quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vila Ressaca Construção do segundo piscinão contra enchentes está garantida


Agora, a Prefeitura espera a conclusão do processo licitatório de contratação do projeto executivo da obra
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prefeito visitou área de risco na Vila Oroxó que foi desocupada. Na oportunidade, ele falou sobre a construção do piscinão, medida que ajudará a combater enchente
Mogi das Cruzes terá seu segundo piscinão para ajudar a conter o volume de chuva e contribuir principalmente para evitar transtornos na região central da cidade. Uma área de cerca de 12 mil metros quadrados, na rua Antônio Fernandes, na Vila Ressaca, foi adquirida pela Prefeitura no fim do ano passado por R$ 1,6 milhão. Agora, a Prefeitura espera a conclusão do processo licitatório de contratação do projeto executivo da obra para dar prosseguimento ao plano do segundo piscinão, como informou ontem o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante visita à Vila Oroxó para verificar a desocupação da área.


A área foi escolhida por meio de um estudo encomendada para a Universidade de São Paulo (USP), que apontou a região da Vila Natal como o local adequado para a instalação da estrutura. O piscinão que será construído na cidade terá uma característica diferente do atual que existe no Alto do Ipiranga. "Será um piscinão subterrâneo, diferente do que funciona hoje, e em cima terá uma área de lazer", contou Bertaiolli.


A ideia agora é realizar o projeto executivo para conseguir avaliar quanto será necessário desembolsar para construir o piscinão, além de definir os detalhes da obra. "Nós apresentamos o projeto do segundo piscinão para o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. Já abrimos a licitação para contratar o projeto executivo. Isso vai nos fornecer informações sobre quanto ficaria para executar a construção. Além de servir também para que possamos inscrevê-lo nos planos de drenagem de São Paulo para que o financiamento para iniciar as obras seja conseguido", explicou o prefeito. 
Bertaiolli afirmou que o primeiro passo para a construção do piscinão foi dado no momento em que a Prefeitura comprou a área na Vila Ressaca. "A compra da área no ano passado foi um avanço muito grande. Ela foi apontada como um espaço que poderia abrigar o reservatório de água", acrescentou. A escolha da região como lugar levou em consideração também a questão do rio Negro, que deságua no ribeirão Ipiranga e corta a Vila Natal. A construção deste reservatório estava previsto no Plano de Hidráulica da cidade realizado pela USP há alguns anos, mas apenas agora o projeto começa efetivamente a sair do papel.


Fonte:Mogi News