quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ACMC Palestra orienta sobre distribuição de embalagens nos supermercados


Coordenador do Procon de Mogi esclarecerá proprietários e funcionários de supermercados sobre as normas
Jorge Moraes

Associação Comercial promove palestra sobre distribuição de sacolinhas em supermercados
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), em parceria com o Procon Municipal, realiza amanhã uma palestra para esclarecer funcionários e donos de supermercados da Cidade sobre a distribuição de embalagens nos estabelecimentos comerciais.


O encontro foi agendado em razão das muitas confusões que estão ocorrendo nos supermercados por conta da campanha que prega o fim das sacolas plásticas e o recente Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga os estabelecimentos do setor supermercadista a fornecer, gratuitamente, pelo prazo de 60 dias, embalagens para que os consumidores possam transportar suas compras.


Gratuita, a palestra desta sexta-feira acontecerá a partir das 9 horas, no auditório da ACMC (Rua Barão de Jaceguai, 674, Centro), e será comandada pelo coordenador do Procon de Mogi das Cruzes, Dori Boucault. O público-alvo são os proprietários de supermercados e, principalmente, os funcionários desses estabelecimentos que lidam diretamente com os consumidores.


"Desde o lançamento da campanha para o fim das sacolas plásticas alertamos que os funcionários deveriam ser amplamente treinados para saber orientar o consumidor. Isso não aconteceu e, agora, com a obrigatoriedade da distribuição das embalagens imposta pelo TAC, eles estão mais perdidos ainda. No final das contas, o consumidor fica bravo com a situação e o comerciante também sai prejudicado e pode até perder o cliente que ficou descontente", alerta a presidente da ACMC, Tânia Fukusen. "O que buscamos nessa palestra, em parceria com o Procon, é justamente orientar sobre como os comerciantes devem lidar com essa situação e de que forma eles devem preparar os seus funcionários", acrescenta.


O TAC firmado com o Ministério Público abrange os estabelecimentos associados à Associação Paulista de Supermercados (Apas), responsável pela campanha que prega a substituição das sacolas por embalagens retornáveis. O coordenador do Procon explica, que mesmo os estabelecimentos não ligados à Apas precisam divulgar a conduta que vão adotar - se vão distribuir ou não embalagens - para não infringir o Código do Consumidor.


"A relação fornecedor e consumidor precisa ser preservada. Se vendeu, precisa oferecer uma forma de a mercadoria chegar até o cliente. E o que temos visto é consumidores bravos porque o supermercado não lhe oferece nenhum meio para levar suas compras".


Fonte:Mogi News