quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Igreja católica Dom Airton é nomeado arcebispo


Nomeação do bispo de Mogi foi feita pelo papa Bento XVI e novo cargo será exercido na cidade de Campinas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Bispo dom Airton José dos Santos ficou à frente da Diocese de Mogi das Cruzes por sete anos
O papa Bento XVI nomeou dom Airton José dos Santos, que atuou como bispo diocesano de Mogi das Cruzes e região durante sete anos, como o novo arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Campinas. Dom Airton deve assumir o cargo no dia 15 de abril, em uma cerimônia na Catedral Metropolitana de Campinas, às 10 horas. Até a sua transferência, ele passa a ser apenas administrador da Diocese mogiana, sem poder tomar grandes decisões quanto à estrutura da unidade, por exemplo.


No dia 15, o colegiado administrativo, formado por sete padres do Alto Tietê, deve nomear um administrador regional, até que o Vaticano indique um novo bispo para a unidade. Esse processo deve demorar cerca de seis meses. Em Campinas, por exemplo, o arcebispo responsável, dom Bruno Gamberini, morreu em agosto de 2011, aos 61 anos, e a sua substituição só foi divulgada no dia 24 de janeiro.


Dom Airton passa a responder por cinco dioce-ses: São Carlos, Bragança Paulista, Amparo, Limeira e Piracicaba, que atendem outras quatro cidades daquela região. São quase 2 milhões de habitantes, o dobro da população do Alto Tietê. Só em Campinas, são 88 paróquias, 39 a mais que Mogi, que tem 49 igrejas. 
"Eu estou começando do zero. Estou indo para uma Diocese que já tem 100 anos de história. Vou apenas seguir o fluxo e fazer o que tiver de ser feito. Eu sempre digo que o melhor boxeador não é aquele que sabe todas as regras, mas sim aquele que assimila todos os golpes", destacou.


O bispo garantiu que toda a programação festiva elaborada para comemorar o ano do Jubileu de Ouro da Diocese, que completa 50 anos, além de outros projetos importantes, como a construção do novo seminário, não serão prejudicados com a sua transferência. 
"A única mudança é que eu não estarei presente, mas a programação já está estruturada. O mesmo deve acontecer com a Festa do Divino Espírito Santo", destacou.


Balanço
Dom Airton fez um balanço de seus sete anos na Diocese de Mogi. "Temos um saldo de ordenação de 21 padres neste tempo de administração. Cerca de 35 seminaristas iniciam os estudos neste ano. Tudo isso mostra que a região de Mogi está crescendo e a sua diocese hoje caminha sozinha. É uma população muito acolhedora, justa e em defesa de ações sociais".


Fonte:Mogi News