quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Educação Vereador quer que escolas tenham disciplina sobre efeitos das drogas


Mauro Araújo fez um projeto de lei que defende a inclusão da matéria na grade extracurricular das unidades
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Mauro Araújo: "O objetivo deste projeto é que o jovem saiba como a droga pode ser prejudicial"
O vereador Mauro Araújo (PMDB), que também preside a Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal, desenvolveu um projeto de lei que, se aprovado, vai incluir na grade extracurricular dos alunos do 6º ano da rede municipal (a antiga 5ª série do ensino fundamental) uma disciplina que abordará as consequências do uso de drogas. A proposta foi apresentada durante a sessão de ontem. Além da disciplina "Estudos de dependências químicas e suas conse-quências", o parlamentar propõe que "Educação ambiental" também seja abordada em sala de aula. 
De acordo com o peemedebista, o projeto tem respaldo legal. "O Departamento Jurídico da Câmara conseguiu uma súmula do Superior Tribunal Federal (STF) que esclarece que Legislativo e Executivo podem propor este tipo de iniciativa", afirmou.


"Conversei com servidores da Secretaria Municipal de Educação e muitos gostaram. É evidente que os professores precisarão passar por um processo de capacitação e outros profissionais terão de ser contratados, mas, quando conseguirmos colocar em prática esta ideia, será um marco para a história de Mogi das Cruzes", afirmou o vereador. Ele espera que os docentes sejam qualificados ainda este ano, para que as aulas possam ser realizadas em 2013.


Audiências públicas sobre o tema serão realizadas antes da votação em plenário. "Vamos convidar educadores, ambientalistas, pedagogos, psicólogos, a Polícia Militar, o Conselho Tutelar, enfim, todos os profissionais que trabalham diretamente com estes dois assuntos. Caberá a eles explicar como os temas podem ser importantes no processo de aprendizado", salientou o autor da iniciativa. 
A proposta, encaminhada para as comissões permanentes, ganhou apoio de outros vereadores. "Seremos referência para o Brasil", resumiu Carlos Evaristo da Silva (PSD).


"O objetivo é que o jovem saiba como a droga pode ser prejudicial e orientar a população sobre a luta contra este mal, que chegou a um ponto crítico", disse Araújo. "Já a educação ambiental vai ensinar a importância da coleta seletiva, do consumo responsável da água, entre outras lições simples, que podem resultar em uma futura comunidade mais consciente de seu papel", salientou.

Fonte:Mogi News