sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Samu tem ligações regularizadas



CASO Samu só recebia ligações provenientes da empresa Telefônica


Júlia Guimarães


As denúncias feitas por O Diário sobre as falhas no sistema de chamados do número 192 da Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure), responsável pela regulação dos chamados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), surtiram efeito. Reportagem publicada no início dessa semana mostrou que a unidade só recebia as ligações provenientes da operadora Telefônica. Após cobranças da Administração Municipal, o serviço foi ativado no início da tarde de ontem.


As falhas no sistema foram constatadas pela reportagem de O Diário na noite de segunda-feira, depois que a família da aposentada Sebastiana Souza Pinto, de 85 anos, entrou em contato com a Redação para pedir ajuda. A idosa passou mal em casa, no município de Biritiba Mirim, e teve dificuldades em contatar o Samu. Ao receber a queixa, a reportagem tentou ligar para a central, mas o chamado caiu na unidade da Capital. No dia seguinte, novos testes foram feitos e os chamados voltaram a ser atendidos pela unidade paulista, que erroneamente ainda passou dois números fixos do setor de ambulâncias da Prefeitura, que não realiza atendimentos emergenciais.


As explicações recebidas na ocasião eram de que o Samu de Mogi recebia apenas ligações provenientes de linhas fixas da Telefônica, ou de telefones públicos, que também são de responsabilidade da empresa. O servidor municipal que atendeu ao chamado no setor de ambulância da Prefeitura deu à reportagem a opção de fazer o chamado por uma linha de celular. A primeira ligação foi feita de um aparelho da Nextel, porém, mais uma vez, o atendimento foi realizado pelo Samu de São Paulo.


Diante do problema, a Administração Municipal cobrou a regularização da situação. Na quarta-feira, em entrevista a O Diário, o prefeito Marco Bertaiolli deu declarações enérgicas sobre a necessidade de adaptação das operadoras, sendo que chegou a cogitar uma possível denúncia à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). "As operadoras não podem tratar, por uma questão de economia, a Região da Grande São Paulo como se fosse uma cidade única. As cidades são diferentes, existem particularidades, existem interesses difusos e nós estamos exigindo isso", disse o prefeito na ocasião.


Solução


Os resultados foram rápidos. Ontem pela manhã, uma funcionária da operadora GVT entrou em contato com a Redação para realização de testes. Por volta das 14 horas, o serviço havia sido normalizado. Os telefonemas feitos de aparelhos da Nextel também já estavam sendo direcionados para o Samu de Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi