sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Procon amplia atuação para atingir endividamento e comércio eletrônico

No último um ano e meio, o Procon de Mogi das Cruzes registrou 298 queixas em razão de problemas com o comércio eletrônico, ferramenta disponibilizada pela tecnologia que é cada vez mais usual entre os consumidores, os quais compram, via Internet, de comidas a equipamentos de última geração. Dessas reclamações, a maioria esmagadora – 118 – é referente à cobrança indevida pelas empresas que fazem vendas através de sites. Em segundo lugar – com 59 registros – aparecem as queixas decorrentes dos contratos e, em terceiro, as dúvidas sobre cobranças, em especial, por conta de reajustes feitos após a compra. São 44 reclamações nesse item e outras 26 por serviços não fornecidos (mercadoria que não foi entregue ou instalação que deixou de ser feita, por exemplo). Há, ainda, 20 anotações referentes à má qualidade no atendimento. Os dados, contabilizados pelo Procon de Mogi no Sistema Global de Atendimento (Siga), servem de termômetro para medir a relação dos consumidores com o comércio eletrônico e dão respaldo as discussões que os coordenadores dos Procons vêm realizando com o objetivo de propor a inclusão de novos artigos no Código de Defesa do Consumidor que possibilitem orientar e proteger os consumidores de possíveis abusos praticados dentro dessa nova modalidade de comércio. O coordenador do Procon de Mogi, Isidoro Dori Boucault Netto, informa que a discussão vai incluir também a questão da grande oferta de crédito, que tem contribuído para um endividamento cada vez maior da população. Ou seja, 20 anos depois, o Código de Defesa do Consumidor deverá ganhar uma nova versão.


Exterior


Cinco estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano, e mais dois alunos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de Mogi e Itaquaquecetuba, estão entre os 250 primeiros jovens selecionados pelo Centro Paula Souza para o Programa de Intercâmbio Cultural, com bolsas para curso de imersão na língua inglesa. O grupo – cinco mulheres e dois homens - vai embarcar de abril a junho para metrópoles norte-americanas, com direito a passagem aérea, curso intensivo de quatro semanas, acomodação em casa de família e ajuda de custo de 400 dólares.


Na cola
Foto: Agência Câmara
O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) avisa que a reunião prevista para essa semana com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, teve que ser adiada em razão das férias do integrante do primeiro escalão do Governo. Ele volta ao batente na próxima segunda e, na sequência, o parlamentar mogiano garante que solicitará uma nova data para a audiência. De preferência já na semana que vem. A pauta é a liberação dos recursos da União para as obras de prolongamento da Avenida Guilherme Giorgi, entre Jundiapeba e Braz Cubas, orçadas em R$ 68 milhões.




Saúde

O deputado estadual José Cândido (PT) seria transferido ainda ontem da Unidade II da Santa Casa de Suzano, onde estava internado desde a última segunda-feira, para um hospital da Capital. O parlamentar de 69 anos foi submetido a uma cirurgia para retirada de vesícula, mas durante o procedimento sofreu uma parada cardíaca. Apesar de grave, o quadro de saúde do deputado é estável, segundo informou à coluna o seu filho Marcelo Candido, prefeito de Suzano.




Aumento


A Prefeitura de Mogi reajustou em 6,97% e prorrogou por 12 meses o contrato com a CS Brasil para o recolhimento, transporte e destinação final de resíduos sólidos de serviços de saúde, provenientes dos estabelecimentos desse setor. O contrato oficial agora é de R$ 265,2 mil.


Fonte:O Diário de Mogi