domingo, 15 de janeiro de 2012

Mogi terá 6,6 mil vagas em cursos


DIA DE INSCRIÇÃO Interessados em cursos formaram uma fila quilométrica junto ao prédio do CIP, no Distrito de Braz Cubas, ontem pela manhã


JÚLIA GUIMARÃES



A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai disponibilizar um total de 6,6 mil vagas gratuitas para cursos profissionalizantes durante o primeiro semestre de 2012. As primeiras 2,2 mil inscrições foram abertas ontem e causaram uma longa fila na porta do Centro de Iniciação Profissional de Braz Cubas. Até o final deste mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação ainda vai disponibilizar o restante das 4,4 matrículas, para mais de cem cursos diferentes. Há oportunidades em diversos segmentos, sendo que o objetivo principal dos cursos é oferecer qualificação para inserção dos profissionais no mercado de trabalho.


A diretora do Departamento de Educação Não Formal da Secretaria de Educação, Maria Safiti, explica que no próximo final de semana será a vez do Cip da Vila Natal receber as inscrições. A unidade disponibilizará um total de 2 mil vagas para 51 cursos diferentes. Ainda neste mês, serão abertas as matrículas para o Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer), que deverá receber cerca de 400 alunos neste semestre. Por fim, o Departamento ainda deverá lançar mais 2 mil vagas descentralizadas em locais próximos das comunidades.


Marilda Safiti explica que o Cip de Braz Cubas oferece 2,2 mil oportunidades, cujas inscrições foram realizadas durante todo o dia de ontem. Na segunda-feira, a unidade ainda receberá inscrições para os cursos que não tiverem sido totalmente preenchidos. Segundo ela, as maiores procuras são pelas aulas de corte de cabelo, confeitaria, manicure e pedicure. Os candidatos começaram a se concentrar bem cedo em frente à unidade. Quando a reportagem chegou ao local, por volta das 9h30, centenas de pessoas esperavam em uma fila que começou na Rua Capitão Francisco de Almeida e virou o quarteirão pela Doutor Deodato Wertheimer. "A abertura dos portões estava programada para as 9 horas, mas antecipamos para as 8h20 por causa da fila que já bastante grande neste horário", conta a diretora.


A dona de casa Maria Aparecida Domingues, moradora da Vila Cleo, chegou ao local por volta das 7h30 e recebeu a senha 227. Ela ficou na fila por cerca de duas horas até que conseguiu entrar para fazer a matrícula da filha Huina Carolina, de 15 anos, que fará o curso de informática básica. "Logo ela vai concluir o Ensino Médio e precisa fazer o curso de informática para conseguir entrar no mercado de trabalho", disse a mãe no momento da inscrição.


A esperança da dona de casa é que sua filha tenha a mesma sorte da cabeleireira Valéria de Jesus de 37 anos. Ela contou à reportagem que pretende fazer o curso de Cabeleireiro II para aperfeiçoar a profissão. "Eu fiz o curso básico há dois anos e em seguida consegui um emprego. Estou muito feliz. Quero melhorar ainda mais e abrir meu próprio salão", disse a moradora de Jundiapeba.




Serviço


Os interessados pelas vagas podem obter mais informações sobre as inscrições por telefone. Os números são 4798 5729, para o Cip de Braz Cubas; 4725 1985 para o Cip da Vila Natal; e 4727 4971 para o Crescer.-


Fonte:O Diário de Mogi