domingo, 15 de janeiro de 2012

Comparativo Recuperação definitiva começa até julho

Jorge Moraes

Santos: "Lixões eram comuns"
A visível evolução no processo de descontaminação da área onde funcionou o lixão da Volta Fria foi alcançada após colocar em prática ações preliminares e que servirão para mensurar o que será preciso fazer para resolver o problema em definitivo.
A Prefeitura de Mogi tem até julho de 2012 para colocar em andamento o processo definitivo de recuperação da área, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). As ações em execução integram a fase 1 do Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad). A parte escolhida para iniciar o Prad recebeu instrumentos para medir o nível de emissão de metano, o solo foi compactado, um sistema de drenagem do chorume e dos gases foi colocado em operação e, ainda, a vegetação foi plantada. A face sul receberá as técnicas de descontaminação até o final deste ano, na fase 2.
A legislação determinou que todas as áreas infectadas em decorrência de lixões deverão receber as "remediações ambientais" - ações definitivas para a descontaminação - até julho de 2012. Após esse período, os municípios deverão estar na etapa de monitoramento dos espaços. A expectativa é que os dois lados do antigo lixão passem a contar com remediações ainda no primeiro semestre. Caso não cumpra a administração municipal estará sujeita a multas e sanções.


A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, informou que os estudos da fase 1 estão finalizados. Ela adiantou que o levantamento apontará a necessidade da implantação de remediações, principalmente no solo. "Alguma medida precisará ser tomada para proteger o rio Tietê de um possível escoamento de material poluente".
Outro dado que será apontado no estudo é que o gás metano gerado pelo lixo jogado na Volta Fria - que pode se transformar em energia - não é significativo. "Talvez uma das poucas coisas que poderíamos ter tirado de proveito do lixão, a análise mostrou ser ínfimo", destacou a secretária. (C.L.)


Fonte:Mogi News