sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Desfile leva 10 mil à Avenida Cívica




Destaques Atiradores do Tiro de Guerra, equipe municipal de ginástica olímpica, integrantes do Capítulo Guardiões de Mogi da Maçonaria e alunos do Sesi, representando o futebol, participaram do desfile


Mariana Leal


Um público de cerca de 10 mil pessoas, estimado pela Polícia Militar e Secretaria Municipal de Segurança, além de autoridades, vereadores e deputados, apreciou o desfile cívico em comemoração aos 451 anos de Mogi das Cruzes. Os espectadores olhavam atentos, aplaudiam e fotografavam a passagem das 2,5 mil pessoas pela Avenida Cívica, apresentando as modalidades esportivas que irão compor o 75º Jogos Abertos do Interior, que acontecerão na Cidade de 7 a 19 de novembro. Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares desfilaram, fantasiados, dando oportunidade aos mogianos de conhecerem o campeonato.


Abrindo o desfile, o Tiro de Guerra e os expedicionários vieram seguidos dos policiais civis e militares, com o Comando de Policiamento de Área Metropolitano-12 (CPAM-12), o 17º Batalhão da Polícia Militar e a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMSFESP). Os alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) também participaram. Guardas municipais e o Grupo de Escoteiros Ubirajara finalizaram a passagem militar.


As bandeiras das escolas foram trazidas por alunos e, logo em seguida, a Fanfarra da Escola Estadual Maria Rodrigues Gonçalves veio levantando o público e cadenciando a marcha dos participantes. Personagens simulando gregos antigos, que criaram os Jogos Olímpicos, e crianças vestidas como tochas olímpicas e representando as oito regiões participantes dos Jogos Abertos do Interior elucidaram o tema, que depois foi reforçado pela bandeira e por alunos vestidos adequadamente para a prática de esportes, como boxe, judô, atletismo, natação, malha, bocha e vôlei.


As amigas Isabel de Almeida Barbosa, de 8 anos, Maria Luzia Arantes França, 10, e Ana Lídia Pereira Silva, 9, que fazem parte da equipe infantil de ginástica olímpica destacaram que o desfile foi bom. "Queremos participar de novo no próximo ano", disseram em coro.


Maria Geny Borges Ávila Horle, secretária municipal de Educação, contou que o tema foi escolhido no final do ano passado e introduzido em todas as atividades escolares. "Cada vez mais, conseguimos integrar os segmentos da educação por um só objetivo e foi assim neste ano, com um assunto que vai unir Mogi inteira", comentou.


O prefeito Marco Bertaiolli frisou que o amor pela Cidade é o que "nos move". "O desfile de hoje (ontem), como todos os outros, foi uma aula de civismo, com crianças aprendendo a gostar do Município. Este ano é especial, pois vamos receber dos jogos abertos. Cerca de 15 mil atletas serão abrigados em 125 escolas, que servirão de alojamento. Estamos felizes e nos preparando carinhosamente, como pudemos ver neste desfile, com crianças se motivando e se preparando para torcer", ressalta.


Fonte:O Diário de Mogi