sexta-feira, 2 de setembro de 2011

451 anos Desfile marca festa de aniversário


Mais de 10 mil pessoas compareceram à avenida Cívica para acompanhar a passagem de militares da cidade
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Atiradores do Tiro de Guerra participaram do desfile, que foi bastante aplaudido pelo público
Dez mil pessoas acompanharam na manhã de ontem o desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário de 451 anos de Mogi das Cruzes. O evento foi realizado na avenida Cívica, no Mogilar, e contou com 2,5 mil participantes de escolas municipais e estaduais, creches, além de fanfarras, grupos de escoteiros, Tiro de Guerra, expedicionários mogianos e integrantes das polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária, além dos policiais do Corpo de Bombeiros.


O mau tempo de sexta-feira não se repetiu, o que incentivou os mogianos a sair de casa para participar da festa. Havia pessoas de todas as idades e os mais animados eram as crianças, sobretudo durante os desfiles das viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros. Nenhum incidente foi registrado.


O desfile cívico começou com um trio de jovens carregando uma faixa em comemoração aos Jogos Abertos. Em seguida, teve início a parte militar do evento. 
Os primeiros a descer a avenida Cívica em veículos das Forças Armadas foram os expedicionários. Em seguida, várias viaturas da Polícia Civil, momento em que foi lembrado o policial Paulo Riuji Yoshimura, o Paulinho Rodela, morto durante um assalto a banco na cidade no mês de julho. 
Depois, foi a vez da PM e da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo cruzarem a avenida. Um dos policiais, em uma cadeira de rodas, se emocionou com as palmas do público.


O desfile ainda contaria com alas simbolizando várias modalidades esportivas disputadas nos Jogos Abertos, entre as quais o basquete, o judô e o atletismo. O cumprimento às autoridades pelas crianças do taekwondo foi um dos pontos altos do desfile.


O bom tempo, as cores e as milhares de pessoas que participaram do desfile tornaram o evento em celebração ao aniversário de Mogi agradável e marcante. 
"É muito bonito. Eu moro há 60 anos em Mogi e gosto muito dessa cidade. O desfile é um dos eventos mais bonitos da comemoração e sempre que posso venho assistir", afirmou a aposentada Maria Helena Gonçalves.


A presidente de uma creche subvencionada do Jardim Planalto, Ana Maria Damasceno Barbosa, comemorou a participação das crianças pela primeira vez na festa. 
"Nunca tínhamos participado e hoje estão todos muito ansiosos e contentes, assim como os pais destas crianças. Participar é importante para que elas aprendam a valorizar a cidade", afirmou.


Acompanhada da avó, Eduarda Silva Branco, de apenas 8 anos, estava animada assistindo ao desfile. "Eu estou gostando de tudo. É a primeira vez que eu venho, então, estou me divertindo mui-to", disse.


Fonte:Mogi News