sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aniversário da cidade Selo dos 400 anos é lançado com homenagem ao autor da proposta


Documento será usado nas correspondências do Legislativo e também estará à venda nas agências dos Correios
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

João Roberto Baylongue recebeu o título de Cidadão Mogiano durante a cerimônia na Câmara
O selo que homenageia os 400 anos de emancipação política de Mogi das Cruzes foi lançado na tarde de ontem na Câmara Municipal com tiragem de 240 mil unidades. O documento passará a ser utilizado nas correspondências enviadas pelo Legislativo mogiano e estará à venda em qualquer agência dos Correios por R$ 1,10 cada. 
O lançamento fez parte das comemorações do aniversário de 451 anos da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), do presidente da Câmara, Mauro Araújo (sem partido), e da responsável pelo departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, Maria de Lourdes Fonseca. O comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-12), Antonio Carlos Imperatriz e o desembargador José Percival Albano Nogueira também participaram da cerimônia.


O autor da proposta que resultou na criação do selo, o filatelista e presidente da Associação Brasileira de Carimbologia, João Roberto Baylongue, recebeu, durante o evento, o título de Cidadão Mogiano. O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (DEM) foi o autor do tributo.




História
"Conseguir um selo postal não é tarefa fácil, porém, é uma honra muito grande e só foi possível graças ao amor que o senhor Baylongue tem por esta terra", destacou Maria de Lourdes.


Bertaiolli também frisou a importância do filatelista. "É um registro da nossa história e daqui a 100 anos ele continuará sendo lembrado", disse. O prefeito pediu para o presidente da Câmara enviar alguns exemplares para as escolas do município a fim de criar discussões sobre a Mogi de hoje e os desafios que precisam ser superados.


Homenageado da tarde, Baylongue contou que o levantamento de informações para concluir o projeto teve início em 2005. "Há 50 anos o pedido de criação já havia sido feito, no entanto, a proposta foi negada. Meu mérito foi apenas fazer a solicitação de acordo com as regras estabelecidas", disse. 
O selo lançado ontem é composto por figuras dos bandeirantes, das igrejas das Ordens Primeira e Terceira do Carmo, e da imagem da atual Mogi. A pomba branca que simboliza a Festa do Divino Espírito Santo também está presente, assim como o Casarão do Chá, o "Marco Zero" e o Paço Municipal. O artista plástico mineiro Luciomar de Jesus é o responsável pelas ilustrações.


Fonte:Mogi News