terça-feira, 27 de setembro de 2011

Após reivindicações, deputado André do Prado destaca programa estadual que vai dar apoio aos municípios para construção de creches

DSC_8457.JPG
Parlamentar participa de evento em que o governador anuncia Programa Creche Escola
O deputado estadual André do Prado esteve presente na manhã desta segunda-feira (26), no evento em que o governador Geraldo Alckmin assinou decreto instituindo o Programa Creche Escola, que será desenvolvido em colaboração entre o Estado e os municípios para ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil.


 De acordo com o deputado André do Prado, que integra a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, trata-se do programa que prevê investimento de cerca de R$ 1 bilhão até 2014 para 1 mil creches e abrangerá, nesta primeira etapa, 160 cidades selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Seade.


 No mês de julho, André do Prado intermediou audiências entre os prefeitos Márcio Alvino (Guararema), Abel Larini (Arujá), Carlos Alberto Taino “Inho” (Biritiba Mirim), Elzo Elias (Igaratá), Hélio Buscariolli e o vereador Silvio Adriano (Santa Isabel), e outros representantes da Região do Alto Tietê, com o secretário de Educação, Herman Voorwald, e o presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), oportunidade em que encaminharam às solicitações para construção de creches nos municípios.


 A articulação do parlamentar garantiu que as demandas da Região fossem agilizadas, haja vista que toda documentação pertinente para a construção das unidades já foram protocoladas na Secretaria de Educação e na FDE, que administra contratos de obras para a Secretaria da Educação. No anúncio do Programa das Creches, os prefeitos acompanharam o deputado e também comemoraram a iniciativa do governo. “Agradecemos o empenho do deputado André do Prado junto ao governo, que foi necessário para acelerar o processo para a construção das creches na Região do Alto Tietê. Já estamos regularizados e com toda a documentação protocolada na FDE”, afirmaram.


 Como já orientado aos prefeitos, o deputado destacou que a iniciativa funcionará por meio da transferência de recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos. Nos casos em que for necessário minimizar dificuldades operacionais de municípios com as obras, estas poderão ser executadas pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação. "Comemoro a iniciativa do governo para garantir às crianças com menos de seis anos o direito à educação, dando aos seus pais, inclusive às mães que trabalham fora de casa, a segurança de que seus filhos serão atendidos em instalações públicas adequadas para proporcionar a educação", afirmou André do Prado.


 O parlamentar salientou que o programa propõe três modelos de creche. São edifícios térreos, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros. Haverá também uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital. A capacidade de atendimento varia de 70 a 150 crianças, de acordo com a faixa etária.


  "A construção de uma unidade como a creche muda a realidade de seu entorno e das famílias beneficiadas. Por isso, a decisão do local para a sua construção, com base em indicadores sociais, vai também promover o desenvolvimento social", acrescentou.


 Deputado André do Prado, prefeitos da Região e o governador Alckmin durante anúncio do Programa de Creches


 Clarissa Johara