terça-feira, 27 de setembro de 2011

Disputa Empreiteiras têm projeto pronto

A cidade de Caieiras, a 37 quilômetros da capital, é a principal concorrente de Mogi na briga para sediar o terceiro aeroporto do Estado de São Paulo. Enquanto o prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), irá apresentar, nas próximas semanas, o distrito do Taboão como área para o empreendimento, durante reunião de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, o prefeito de Caieiras, Roberto Hamamoto (DEM), aguarda tranquilamente um sinal positivo do governo federal para que as construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez apresentem o projeto de construção e operação do aeroporto. 
As negociações para que o aeroporto seja sediado em Caieiras estão bem avançadas. As empreiteiras já participaram de reuniões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para custear a construção, orçada em US$ 2 bilhões, sem a participação pública. Na cidade, a área cotada é de 10 milhões de metros quadrados, utilizada para de reflorestamento, pertencente à Companhia Melhoramentos. As construtoras demonstraram interesse pela compra da área e chegaram a oferecer R$ 7 milhões. Segundo o prefeito, Roberto Hamamoto, a área fica entre as rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera e o Rodoanel. "É uma ótima localização, porque apesar de estar 90% em nossa área, não chega a afetar diretamente o centro da cidade. A área também pega 10% da cidade de Cajamar. Além disso, por ser apenas de um proprietário, o investimento em desapropriações será baixo e a cidade irá crescer muito com o empreendimento", destacou. O novo aeroporto teria capacidade de receber até 22 milhões de passageiros por ano.


Apesar de não contar com parceria da administração pública, o projeto das empreiteiras já estaria pronto, aguardando apenas uma regulamentação do governo federal, permitindo que o aeroporto possa ser construído pela iniciativa privada. "Ainda não temos informações oficiais de como está este processo, mas as construtoras estão bem adiantadas. A Camargo tem uma área de 5 milhões de metros quadrados de sua propriedade na cidade para a construção de outros empreendimentos. Acho que os aspectos são favoráveis para Caieiras", disse o prefeito. A Camargo Corrêa é detentora da empresa Aporte, associada à gigante Unique, que opera o aeroporto de Zurique, na Suíça. (J.S.)


Fonte: Mogi News