terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bom exemplo Mogi serve de modelo para as creches do Estado


 Bertaiolli participou do evento conduzido ontem por Alckmin
O Programa de Expansão de Creches de Mogi das Cruzes serviu como modelo para o desenvolvimento do Programa Creche Escola, anunciado ontem pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. O prefeito mogiano Marco Bertaiolli fez parte da mesa de autoridades e foi citado por Alckmin como autor do plano que inspirou o governo do Estado na iniciativa - que prevê investimento de cerca de R$ 1 bilhão até 2014 para a construção de 1 mil creches. Amanhã, a Prefeitura mogiana entregará sua 20ª creche, no Jardim das Bandeiras.


"O prefeito Bertaiolli está aqui e é um exemplo a ser seguido nesta área. Em Mogi das Cruzes, existe um programa que prevê a construção de 40 creches, todas padronizadas e com ótima qualidade. Em todos os lugares que a gente vai no Estado, ouve a mesma coisa: as mães precisam de vagas na creche", disse Alckmin ao público, formado por deputados e prefeitos de todo o Estado. O evento contou ainda com as presenças dos secretários estaduais Herman Voorwald (Educação), Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social), além do senador Aloysio Nunes.


Na primeira etapa do programa estadual, serão construídas creches em 160 cidades selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Os edifícios atenderão aos padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como às exigências de sustentabilidade. A capacidade de atendimento será de 70 a 150 crianças, de acordo com a faixa etária.


Este modelo foi inspirado na experiência mogiana. As creches da cidade possuem um mesmo modelo, que é adotado em todos os bairros, com pequenos ajustes conforme as dimensões do terreno. Mas a disposição interna é idêntica, assim como a pintura e o padrão arquitetônico. "Todas as creches são iguais porque criança é criança em qualquer lugar e merece o mesmo cuidado e atenção. O uso de um padrão único para todas as unidades também gera economia para o poder público, já que o projeto é o mesmo", destacou Bertaiolli.


Fonte:Mogi News