terça-feira, 27 de setembro de 2011

Patrimônio Fotos do centro histórico serão apresentadas hoje

Primeira reunião da nova diretoria ocorrerá hoje, às 9 horas, no prédio da Biblioteca Municipal. Uma das novidades é o acervo de fotografias
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Pinhal: reunião para discutir várias questões
O levantamento fotográfico de Mogi das Cruzes, parte dos documentos que deram origem à criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), vai ser apresentado na manhã de hoje, a partir das 9 horas, durante a primeira reunião do órgão com a nova diretoria. Também consta na pauta do encontro uma prestação de contas de como está o andamento de todos os processos de tombamento que estão sendo analisados atualmente pelo conselho.


Considerada importante administrativamente, a formação de câmaras temáticas é um dos temas que vão ser discutidos. Apesar de já previstas no regimento interno do Comphap, as câmaras nunca chegaram a ser efetivamente criadas. 
Além disso, será solicitado um balanço dos trabalhos feitos durante o primeiro semestre do ano - que contou com a diretoria antiga - à secretaria do conselho e à Secretaria de Cultura, a qual o Comphap é ligado.


A eleição da nova diretoria ocorreu em 23 de agosto. A expectativa do atual presidente, que tem o arquiteto Paulo Pinhal como vice, é reestruturar a entidade durante o próximo ano e meio. 
Uma das principais modificações deve ser a criação de meios de compensação financeira para os proprietários de imóveis a serem tombados. A lei que criou o conselho também deve receber alguns ajustes.


A reunião de hoje ocorrerá no prédio da Biblioteca Municipal, na rua Coronel Souza Franco. Este encontro dos integrantes do conselho deveria ter ocorrido na semana passada, mas precisou ser remarcado em função de compromissos da agenda do presidente João Francisco Chavedar, também secretário de Planejamento do município. Questões relativas à posse dos conselheiros também serão discutidas. "É uma primeira reunião em que devemos discutir a questão administrativa. Eu tenho alguns apontamentos importantes no item relativo às analises dos pareceres do Comphap", afirmou Pinhal. Ele, que chegou a demonstrar insatisfação com a alteração na data da reunião, afirmou que o fato é passado. "Não quero que imaginem que eu vou ficar conturbando e criando burocracias ao conselho. Acredito que o trabalho do Chavedar comigo será bom e poderemos fiscalizar um ao outro porque ele é da administração (municipal, secretário de Planejamento) e eu represento a sociedade civil. O objetivo é trabalhar", afirmou Pinhal.


Fonte:Mogi News