quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Inovação Novo prédio do CPA/M-12 ganhará auditório público e praça cívica

Projeto ainda está sob análise na Secretaria de Cultura de Mogi e no Departamento de Engenharia da PM
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Construída em 1900, a área do comando da Polícia Militar já abrigou um fórum na parte superior e a cadeia pública na área inferior
Alinhando modelos de arquitetura novo e antigo, o projeto de reforma da área onde está localizado o prédio histórico do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12), na rua Coronel Souza Franco, no centro de Mogi, deve sair do papel em 2013 para transformar o espaço em um lugar aberto com acesso à comunidade. Atualmente, o projeto está sendo analisado pela Secretaria de Cultura de Mogi e pelo Departamento de Engenharia da Polícia Militar de São Paulo.


Construída em 1900, a área do comando já abrigou um fórum na parte superior e a cadeia pública na área inferior. A área atual conta com o prédio histórico na rua Coronel Souza Franco, além do prédio administrativo, localizado na rua Olegário Paiva, o da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), além de outras construções menores que serão demolidas ou removidas.


O projeto doado e assinado pelo arquiteto Guilherme Mattos prevê uma revolução no espaço ao mesmo tempo em que conserva toda a parte artística e histórica do espaço. O estacionamento que ocupa boa parte da área do CPA/M-12 vai para o subsolo. Ele será aberto e poderá ser visto por quem passar pela calçada. De acordo com o arquiteto, isso vai permitir a ventilação do espaço e a redução no consumo de energia elétrica. Contará com 90 vagas para as viaturas menores da PM. Veículos maiores terão 14 vagas no piso térreo, próximo à oficina dos automóveis. Ao todo, o local passará a contar com mais de 120 vagas. 
Será construído um reservatório de reserva de água, que poderá ser reaproveitada para uso em sanitários. O auditório terá 400 vagas com disponibilidade de uso pela comunidade. Haverá uma agenda para utilizá-lo. Além do reaproveitamento da água consumida em reservatório, o projeto prevê também placas de captação de energia solar com o objetivo de diminuir o consumo de energia no período noturno. O teto do auditório também contará com um reservatório próprio ligado ao externo. Ele deverá conter a água da chuva.


Também está sendo pensada uma limpeza na visualização da área do CPA/M-12. A cabine de energia localizada à esquerda do prédio histórico vai ser removida. O bloco possui três pavimentos. A vista frontal do prédio histórico atualmente é prejudica por uma guarita que também será removida. O projeto ainda prevê uma praça pública com lanchonetes e uma localização especial para a banda da Polícia Militar que também poderá servir de palco para os dias de evento.


Fonte:Mogi News