quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A melhor rodovia do País já não é mais a mesma

Eleita, mais de uma vez, como a melhor rodovia do País, o Complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto já não é mais o mesmo. Entregue pelo Governo do Estado aos cuidados da Ecopistas, a estrada está passando por um processo de deterioração progressiva, sentido por todos aqueles que por lá trafegam ao volante de um veículo. À medida que o tempo vai passando e as prometidas obras demoram a se concretizar, a situação da estrada vai piorando, dia após dia, por conta, principalmente, do crescimento do volume de caminhões que, atraídos pela propaganda da concessionária, trocaram a Via Dutra pelo Complexo, contribuindo decisivamente para o agravamento de sua situação. Quem viaja do Vale do Paraíba em direção ao acesso para Mogi das Cruzes pode sentir a enorme diferença entre a qualidade do piso da Via Dutra, permanentemente cuidada pela sua concessionária – com obras de recapeamento sendo executadas até mesmo aos domingos – para o da Ayrton Senna/Carvalho. Na velha Dutra, o asfalto recebe cuidados permanentes e, por isso, possui boa qualidade. Já no Complexo, inaugurado em 1º de maio de 1982, a situação é bem diferente. E para pior. Com apenas 29 anos, a rodovia se transformou num verdadeiro festival de ondulações e solavancos, que chega a impedir, em determinados pontos, que o motorista alcance o limite de velocidade ali estabelecido. São verdadeiras "costelas de vaca", comuns em rodovias de terra batida; jamais em estradas asfaltadas e pedagiadas. Na faixa da direita, por onde passam os caminhões pesados, a situação é ainda pior, obrigando o motorista a mudar constantemente sua posição na pista em busca de pontos em melhores condições, algo só possível quando o tráfego é reduzido. De Mogi até São Paulo a situação não muda, chegando a ser agravada pelo trânsito intenso despejado na Ayrton Senna pela ligação Jacu-Pêssego. Tal situação exige rápida ação do Estado, responsável pela concessão da estrada e fiscalizador do cumprimento das exigências impostas à Ecopistas. Afinal, os pedágios continuam sendo cobrados, religiosamente, em todos os postos. É hora de o Governo Alckmin tomar providências para melhorar a Ayrton Senna/Carvalho Pinto.


Transferida


Após a distribuição de 2 mil convites e até a confirmação da presença de convidados ilustres, como Paulo Nogueira Neto, a solenidade de entrega do Plano de Manejo para o Parque Municipal, marcada inicialmente para amanhã, foi transferida para 14 de outubro próximo. Motivo: a ida do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) a Brasília para tratar de assuntos urgentes.


Exterior


Em entrevista à Agência Reuters, o empresário Fernando Simões disse que a Julio Simões Logística (JSL) estuda investir no mercado internacional. A empresa recebeu convite da chilena Arauco, que está construindo no Uruguai uma fábrica de celulose em parceria com o grupo finlandês Stora Enzo. A JSL também avalia a possibilidade de atuar na África. "São estudos que, em algum momento, podem virar realidade", disse Fernando Simões.


Costa Neto


O Conselho de Ética da Câmara deve receber hoje o relatório de Fernando Francischini (PSDB-PR) pedindo a abertura de processo contra o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) por seu envolvimento nas denúncias sobre atuação junto ao Ministério dos Transportes. O colegiado deverá decidir se abre ou não o processo com base no texto do relator.




Fuga


João Gilberto Moro, atual presidente do PTB, trabalhou bem o candidato à Prefeitura e se esqueceu da Câmara. Seu partido perdeu, além do ex-presidente Walter Bolzani para o PMDB, o vereador Olímpio Tomiyama (2.243 votos no pleito passado) possivelmente para o PSC e o suplente Mauro – do Salão – Mitsuro Yokoyama (1.152 votos) para o PV. Está tentando conquistar a vereadora Odete Sousa, prestes a deixar o PDT, que ontem iria sentar-se à mesa com o prefeito Bertaiolli para discutir seu futuro.




 Fonte:O Diário de Mogi