quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Disputa com Caieiras Vereador cria CEV do aeroporto

Tobias (PR) quer colocar a Câmara nas discussões por meio de uma audiência pública
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Tobias: "Comissão dará todo o apoio para mostrar que o município pode receber o terceiro aeroporto
O vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) apresentou a proposta de criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tratará de assuntos relacionados a possível construção de um aeroporto em Mogi das Cruzes. O projeto foi apresentado durante a sessão de ontem na Câmara Municipal e foi encaminhado para análise das comissões permanentes.


Tobias informou que o objetivo da CEV será acompanhar de perto "todos os desdobramentos possíveis sobre o caso". "A Câmara não pode ficar ausente desta discussão. A comissão dará todo o apoio legislativo para mostrar que o município pode receber o terceiro aeroporto do Estado", afirmou. 
A primeira ação efetiva do grupo será a organização de uma audiência pública. "Vamos convidar representantes da Prefeitura, dos governos estadual e federal, da sociedade civil, especialistas em aeronáutica, enfim, pessoas que possam explicar quais são as reais condições de Mogi nesta campanha", destacou. 
Além de Tobias, a CEV será composta pelos vereadores Jolindo Rennó Costa (PSDB), Osvaldo Ferreira dos Santos (PPS) e Emília Letícia Rossi Rodrigues (PT do B). Mogi estaria na disputa com a cidade de Caieiras, na Grande São Paulo, para receber o empreendimento, porém, o município a 37 quilômetros da capital saiu na frente. De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão do governo federal responsável pela infraestrutura aeroportuária no Brasil, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado ao Ministério da Defesa, já realiza estudos de viabilidade técnica para a instalação de um aeroporto em Caieiras. A cidade já possui projeto desenvolvido pelas construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez e tem encaminhada a compra de uma área de 10 milhões de m², que poderão receber o aeroporto.


O município concorrente foi citado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante visita a Itaquaquecetuba, na sexta-feira da semana passada, como opção para receber o aeroporto. Alckmin, porém, não descartou Mogi, mas adiantou que a decisão sobre o local cabe ao governo federal. 
Apesar da declaração do tucano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que "o interesse e a escolha do local, bem como todo o processo, são executados pelo governo do Estado". Ou seja, devolveu a Alckmin o poder de decisão. Um dia depois da resposta encaminhada ao Mogi News, o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, afirmou que São Paulo não precisa de um terceiro grande aeroporto.


Fonte:Mogi News