quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Segurança PM rebate estatística de crimes

Comandante do CPA/M-12 disse que criminalidade teve queda, se comparação for entre períodos mais longos
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Imperatriz: "Aumento é normal dentro da volatilidade estatística"
Apesar de o levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) revelar que todos os indicativos da criminalidade subiram em Mogi das Cruzes e região na comparação entre janeiro e agosto de 2010 com o mesmo período de 2011, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA/M-12) respondeu aos números apresentando dados das ações realizadas na região ao longo deste ano, como a prisão em flagrante de 337 pessoas por tráfico de drogas, uma média de 1,4 por dia. O dado foi fornecido pelo comandante do CPA/M-12, coronel Antônio Carlos Imperatriz, na tarde de ontem. Durante a entrevista ao MN, ele informou que é esperado para este ano um aumento geral nos indicativos de criminalidade, o que é considerado normal dentro da "volatilidade estatística". Ele afirmou ainda que, em comparações entre períodos mais longos, a região do Comando tem registrado "quedas representativas". Como exemplo, ele usou a quantidade de homicídios em Itaquaquecetuba, que caiu de 209 em 2001 para 54 em 2010.


Imperatriz afirmou que os casos de homicídios (crime com crescimento de 25% em Mogi no período analisado e 11,4% no Alto Tietê) passionais têm se tornado cada vez mais comuns. "São situações em que uma determinada pessoa mata a outra dentro da própria casa e em condições que a Polícia Militar não tem quase nenhum efeito. Outro exemplo, desta vez relacionado ao aumento de casos de furto, é o de uma empresa específica de Mogi das Cruzes que registra índices altíssimos deste crime (que cresceu 14,4% em Mogi). Como a Polícia vai operar dentro da empresa?", afirmou, se referindo ao grande volume de boletins de ocorrência registrados por pessoas ligadas à companhia em questão.


De acordo com o coronel, neste ano, até o mês passado, a PM recuperou 1.148 veículos furtados ou roubados (seis por dia, em média); prendeu 214 pessoas praticando roubo; 1.524 pessoas procuradas pela Justiça; e apreendeu 252 armas, em uma média de uma por dia. Também falou do aumento de 15,88% na população da região em dez anos, hoje com 1,316 milhão de pessoas. "Minha equipe está trabalhando e trazendo resultados. Contra fatos, não há argumentos".


Fonte:Mogi News