quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quermesse espera 10 mil por noite

Quermesse espera 10 mil por noite

preparativos Festeiro Antonio Lúcio de Lima visitou ontem o Império do Divino, na Praça Coronel Almeida, que está sendo finalizado

Josiane Carvalho
Amanhã, às 18 horas, o bispo diocesano dom Airton José dos Santos fará a abertura oficial da Festa do Divino Espírito Santo - que seguirá até o dia 12 de junho - com extensa programação religiosa e folclórica. Na tarde de ontem, o festeiro Antonio Lúcio de Lima esteve na Praça Coronel Almeida onde um grupo de voluntários, comandados pelo decorador Sergio Vicco, acertaram os últimos detalhes do Império, por onde deverão passar milhares de devotos durante os 10 dias do evento.
Entre as novidades no calendário de shows deste ano está a participação do cantor Aguinaldo Timóteo, que deverá se apresentar neste domingo, a partir das 20 horas, no Centro de Iniciação Profissional (CIP), no Mogilar. Nos outros dias, artistas locais e grupos de congada e moçambique estarão presentes no evento. Todos os dias, cerca de 10 mil pessoas são esperadas na quermesse, sendo que aos finais de semana, a expectativa é de que este número chegue a 30 mil.
"Estamos numa correria, mas quase tudo está pronto e a ansiedade só aumenta. Já nem estou dormindo direito mais. Graças a Deus temos uma equipe muito boa e que sabe o que deve ser feito. Quando olhamos a dedicação destas pessoas, desde a montagem das barracas, até a decoração do Império, observamos o quanto o Espírito Santo providencia as coisas", disse Lima.
A estrutura total da quermesse terá 25 barracas voltadas para a comercialização de alimentos e nove estandes para expositores. Entre eles, Sebrae, TV Diário e jornal O Diário, parceiros do evento.
Para todo este aparato de vendas é preciso também um contingente grande de pessoas para servir os frequentadores da quermesse. Por isso, haverá mais de dois mil voluntários trabalhando incansavelmente nas noites frias desta época do ano. Muitos chegam cedo ao local da Festa para preparar as porções e adiantar o trabalho.
Um bom exemplo de dedicação é o tesoureiro da Associação Beneficente Onde Moras (Abomoras), Waldemar Gomes da Silva, que há 10 anos participa da venda de hambúrgueres na barraca da entidade. "Como bom católico e, principalmente, devoto do Espírito Santo, dedicar estes dias à Festa não é nada perto de todas as graças e bênçãos concedidas por ele. Para nós, a arrecadação neste período é muito importante para manutenção da casa. Conseguimos ajudar a Associação, com o percentual que é obrigatório, e ao mesmo tempo garantir a quitação de algumas de nossas despesas", contou.
Para conseguir vender 600 lanches todos os dias, a entidade conta com a mobilização de uma equipe formada por mais de 35 pessoas, que se alternam diariamente na barraca. Além disso, é necessário preparar os alimentos todos os dias já que, neste caso, não se pode congelar ou guardar as verduras e legumes utilizados na preparação do lanche. "O hambúrguer até pode ser congelado, mas alface e tomate não. Todos os dias, compramos caixas destes produtos e temos de lavar, picar e preparar para estar tudo fresquinho na hora da Festa", completou.

Fonte:O Diário de Mogi