quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ações: Entidade promete 100 mil assinaturas contra o aterro I

Ações:
Entidade promete 100 mil assinaturas contra o aterro
Instituto Latino de Proteção Ambiental entra na briga contra a instalação do Lixão pretendido pela Queiroz
Bras Santos
Da Reportagem Local
Guilherme Berti
Ferreira: Conclusão em 30 dias
O Instituto Latino Americano de Proteção Ambiental (Ilapa) promete promover uma grande campanha para recolher até 100 mil assinaturas contra a instalação do aterro sanitário projetado pela empreiteira Queiroz Galvão para o distrito industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes. Os dois representantes do Ilapa na região, o advogado Gustavo Ferreira e o ambientalista Odair Alves, são integrantes do movimento "Aterro Não", que é formado por lideranças da sociedade civil. A coleta de assinaturas, entretanto, será feita somente pelo Ilapa, segundo adiantou o advogado.
Ferreira explicou que pretende contratar estudantes para ajudar na coleta dos nomes: "Queremos iniciar esse trabalho na próxima semana e concluí-lo em 30 dias", destacou. Ele ressaltou que até agora muito se falou, mas pouco foi feito de concreto pelas entidades da sociedade civil para impedir o licenciamento e a instalação do depósito de lixo da Queiroz Galvão. "A participação da população por meio de assinaturas poderá ser decisiva na luta contra a audiência pública e a instalação do aterro", comentou Ferreira.
Também na próxima semana, a 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi deverá coordenar a distribuição de panfletos com informações sobre os efeitos negativos que o aterro da Queiroz Galvão poderão gerar para a região do Taboão. O presidente da entidade, o advogado Marco Soares Júnior, estava em viagem de trabalho ontem, mas poderá divulgar mais detalhes das ações da OAB contra o aterro da Queiroz Galvão nas próximas horas.


"Respira Mogi"
A Prefeitura realizará um ato contra o empreendimento neste sábado. Uma caminhada batizada de "Respira Mogi - Uma Caminhada pela Vida" tem como objetivo alertar a população para os danos que o aterro sanitário poderá causar ao município e também celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de maio. A concentração será às 9 horas, no Parque Municipal Botyra Camorin Gatti, no Centro Cívico.

Os participantes caminharão na direção do Parque Centenário, onde haverá o plantio de 500 mudas. De acordo com a Assessoria da Prefeitura, também no sábado, haverá a Feira de Adoção de Animais, a Exposição sobre Uso Racional de Energia, a Exposição de Flores e Frutas e orientação e conscientização sobre coleta seletiva.

Fonte:Mogi News