quarta-feira, 1 de junho de 2011

Expectativa: Decisão sobre aeroporto em Biritiba deve sair em 30 dias

Expectativa:
Decisão sobre aeroporto em Biritiba deve sair em 30 dias
Estudo apontará viabilidades técnicas e ambientais para a construção do empreendimento
Ariane Noronha
De Biritiba
Guilherme Bertti

Área em Biritiba Mirim abriga hoje um aeroclube. Pista tem 1,2 quilômetro de extensão e deve ser ampliada, caso o espaço seja transformado em aeroporto
Biritiba Mirim está cada vez mais perto de ser contemplada com um aeroporto. O projeto para a implantação da obra já está concluído e um estudo deverá ser elaborado dentro de um período de até 30 dias.
A partir desse próximo levantamento, será possível analisar a viabilidade técnica e ambiental da área onde atualmente funciona um aeroclube, no bairro Hiroí. Em seguida, o assunto será levado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao governo federal, que deverá liberar recursos para a obra. As informações são do deputado estadual André do Prado (PR).
"Tudo vai depender do resultado desse estudo. O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) é quem está em busca de recursos para a implantação, que deverão vir por meio de emendas constitucionais.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já esteve em Biritiba Mirim e também está de acordo com a implantação", declarou. Prado foi questionado pelo MN sobre quanto deverá ser gasto para as obras de um eventual aeroporto, porém, ele afirmou que tudo vai depender do resultado do estudo.
O prefeito de Biritiba, Carlos Alberto Taino Junior (PSDB), o Inho, comentou que já teve uma conversa com os proprietários do terreno, que se mostraram interessados na proposta. A pista onde hoje funciona o aeroclube tem 1,2 quilômetro de extensão. O projeto para a instalação do novo aeroporto prevê que a pista para pousos e decolagens terá mais de dois quilômetros, segundo o prefeito.
"Para a implantação do aeroporto, não vai ser preciso desapropriar a área, pois os donos do terreno mostraram interesse pelo projeto. Esta etapa já foi finalizada e já foi passada ao governo do Estado. Agora, está sendo feita a análise", informou. Para o prefeito, a "cidade comporta um aeroporto com tranquilidade e a área é privilegiada". "O aeroporto será de carga e descarga, além de haver pouso de jatinhos e helicópteros", finalizou.


Questões ambientais
A questão ambiental de Biritiba deve ser um dos principais desafios no processo que pode elevar o aeroclube da cidade para um aeroporto executivo.
Um dos exemplos sobre o assunto é a necessidade de asfaltamento da pista para pouso e decolagem, desejo antigo da direção do local.
De acordo com o diretor-técnico do aeroclube, Fabio Fujii, a medida é dificultada pelo fato de a cidade ter 98% de área protegida.

O espaço do aeroclube possui cerca de quatro alqueires. No local, existem seis hangares, dos quais quatro são de uso particu-lar - três deles alugados pela diretoria. Os demais são usados para as aeronaves que servem de lazer para visitantes.
Há ainda uma oficina, uma casa onde vive o "cuidador" do espaço e uma lanchonete. O local possui bom estado de conservação, grama baixa e asfalto em apenas um trecho próximo aos hangares. (Colaborou William Almeida)

Fonte:Mogi News