quarta-feira, 1 de junho de 2011

Romário convoca Ricardo Teixeira à Câmara para esclarecer denúncias de corrupção


Romário convoca Ricardo Teixeira à Câmara para esclarecer denúncias de corrupção


O ex-jogador e atualmente deputado federal Romário fez um pedido à Câmara para que convocasse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, a comparecer em Brasília para esclarecer os casos de corrupção de que está sendo acusado na Fifa. A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, da qual Romário é vice-presidente, aprovou a proposta por unanimidade nesta terça-feira. 

"Nada tenho contra o presidente da CBF. Tenho até uma boa relação, não de amigo, mas uma boa relação. Mas a cada dia surgem novas acusações e acho pertinente a presença dele aqui para responder algumas questões", disse o ex-jogador de futebol.


Romário também destacou que o Brasil já tem enfrentado muitos problemas por conta do atraso nas obras da Copa do Mundo de 2014 e o envolvimento de uma pessoa como Ricardo Teixeira em escândalos de corrupção atrapalham ainda mais nos preparativos para o Mundial.

“A última coisa que o país precisa é mais escândalos de corrupção para interferir no processo de andamento das obras e qualificação profissional que esses grandes eventos esportivos exigem de um país sede. Isso deveria ser feito com a respeitabilidade e a transparência que o povo brasileiro merece”, completou o deputado.

As denúncias contra Ricardo Teixeira na Fifa se tornaram recorrentes principalmente depois da escolha de Rússia e Qatar para sediar as Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente. O ex-presidente do comitê de candidatura da Inglaterra para sediar o Mundial, David Triesman, acusou não só o brasileiro como também Jack Warner, presidente da Concacaf, Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, e Worawi Makudi, presidente da Federação Tailandesa de pedirem propina em troca do apoio à candidatura inglesa.

Na última segunda-feira, a Fifa decidiu arquivar as denúncias contra Ricardo Teixeira e todos os outros envolvidos, por falta de provas. A entidade máxima do futebol alegou que não há sustentação nas acusações e que, por isso, não há nada para ser investigado.

Romário pede esclarecimentos de Ricardo Teixeira sobre casos de corrupção
Romário pede esclarecimentos de Ricardo Teixeira sobre casos de corrupção
Crédito da imagem: Agência Gazeta Press

Fonte:O Estado de S.Paulo


Pelo poder, Blatter faz concessões

Pelo poder, Blatter faz concessões

Para ser reeleito nesta quarta, suíço promete reformas profundas. Mas crise é tão grande que há quem fale em Lula para o cargo

01 de junho de 2011 | 9h 25
JAMIL CHADE - Enviado especial
ZURIQUE - A Fifa enfrenta nesta quarta-feira seu momento mais crítico em 107 anos de existência. Joseph Blatter pode ser eleito para seu quarto mandato consecutivo. Mas, na maior crise de sua existência, a entidade enfrenta pressão de chefes de estado, patrocinadores e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por mudanças profundas.
Alessandro Della Bella/EFE
Alessandro Della Bella/EFE
Blatter pode ser eleito para seu 4.º mandato consecutivo
Estado obteve informações de que Blatter foi obrigado a passar a madrugada reunido com cartolas, fazendo concessões políticas e prometendo anunciar nesta quarta reformas e medidas de controle sobre a corrupção na Fifa. Isso tudo para tentar evitar um desastre diante de câmeras de todo o mundo.
Na terça-feira, o que era para ser uma festa na abertura do Congresso Anual da Fifa, com direito à banquete de luxo, se transformou em um palco de acusações contra os cartolas e até apelos para o adiamento das eleições.
O desespero da organização é tão grande que até o nome de Luiz Inácio Lula da Silva foi cogitado como alguém que poderia ser chamado para resgatar a credibilidade da Fifa. Pessoas ligadas à entidade afirmaram aoEstado que o ex-presidente brasileiro chegou a ser citado dentro do governo britânico como eventual solução para a crise.

Abalo.
 Blatter, que afastou seu único rival na corrida pela presidência, Mohamed Bin Hammam, abandonou o discurso de que não existe crise. Para ele, as bases do futebol estão "abaladas’’. Mas sua receita é de que a "família Fifa" deva se unir para superar as dificuldades. Unir-se em torno dele, claro.
"Pensei que vivíamos em um mundo de fair play.Infelizmente, vi que não é o caso. Porque a nossa pirâmide da Fifa tem incertezas em sua base e o futebol enfrenta ameaças", admitiu. Para esta quarta, Blatter prometeu anunciar medidas para voltar a unir o mundo do futebol, combater a corrupção e lidar com esses "perigos". "Temos de proteger o futebol", disse, em meio a aplausos hesitantes e cartolas sem graça.
Sua festa milionária, porém, se transformou em pesadelo. A Inglaterra e a Escócia pediram oficialmente o adiamento das eleições, enquanto pelo menos dez países asiáticos confirmaram que podem boicotar a votação, em represália à Blatter.

Exemplo do COI.
 Jacques Rogge, presidente do COI, pediu "humildade" na Fifa diante da crise e a comparou a situação aos escândalos de corrupção em sua entidade nos anos 90. "A Fifa está enfrentando alegações e controvérsias. Há anos, o COI também passou por isso. Mas saímos mais fortes com reformas internas. A humildade e reformas são as respostas", disse.
Um alerta ainda mais forte foi lançado pela presidente da Suíça, Micheline Calmy Rey. Em declarações ao Estado, advertiu que o país não quer sediar uma organização corrupta. Chegou a comparar a Fifa ao catennacio, sistema de jogo retranqueiro no futebol italiano. Sua alusão é de que a Fifa precisa ser mais aberta. "Não deixem que o dinheiro estrague o jogo", apelou. "Qualquer comportamento ilegal terá de ser combatido. Há a percepção de que há uma tolerância à corrupção na Fifa", disse.
A disputa pelo poder ganhou contornos trágicos quando o único rival de Blatter, Mohamed Bin Hammam foi suspenso do futebol sob alegações de que teria pago propinas em troca de votos. Nesta terça-feira, apresentou um recurso, que foi negado quase que imediatamente pela Fifa. Já Blatter passou a ser acusado de distribuir "presentes" e de ter negociado votos de maneira ilegal. Mas não foi punido e irritou a muitos.
Mas impedir o presidente de conquistar seu quarto mandato pode ser uma tarefa quase impossível. 156 países dos 208 membros da Fifa teriam de apoiar o adiamento das eleições. Na última terça, diversos peso-pesados do futebol mundial rejeitaram essa tese. " Por que é que vamos adiar?", questionou Michel Platini, presidente da Uefa. "Isso é só blablablá de jornalista."
Negociação. Para evitar o desastre, Blatter lançou nesta terça uma ofensiva política. Numa reunião da Uefa já à noite, federações nacionais se queixaram do dirigente, disseram fontes ao Estado. Mas estabeleceram como condição para apoiá-lo que ele criasse um grupo independente para investigar as alegações de corrupção. Blatter teria aceito.
Durante a noite, Blatter também prometeu dar mais poderes às federações nacionais para conseguir a liberação de jogadores para as seleções. Para acalmar os clubes, prometeu que irá desenvolver um calendário internacional mais "racional".
Aos patrocinadores, indicou que daria solução rápida à crise. Depois das críticas da Coca-Cola e Adidas, duas das maiores fontes de renda da entidade, ontem foi a vez da Emirates se queixar. "Estamos desapontados com os problemas que atualmente estão atingindo a administração do esporte’’, disse a empresa.
Mesmo com Blatter reeleito, cartolas entrevistados pelo Estado foram unânimes em afirmar: a organização chegou a uma encruzilhada e levará anos para restabelecer a credibilidade. "Nunca estivemos em crise tão profunda. A imagem está seriamente afetada", disse Jim Boyce, candidato a vice-presidente da Fifa e cartola da Irlanda do Norte.

Fonte:O Estado de S.Paulo

"Ou vota a PEC 300, ou o Palocci vem aqui", diz Garotinho na Câmara

"Ou vota a PEC 300, ou o Palocci vem aqui", diz Garotinho na Câmara


DE BRASÍLIA






O ex-governador do Rio de Janeiro e deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) ameaçou o governo, nesta terça-feira, ao dizer que se a PEC 300 não for votada pela Câmara, os deputados que defendem a proposta devem apoiar a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.
"O momento político é esse. Temos uma pedra preciosa, um diamante que custa R$ 20 milhões, que se chama Antonio Palocci", disse. "A bancada evangélica pressionou e o governo retirou o kit gay. Vamos ver agora quem é da bancada da polícia. Ou vota, ou o Palocci vem aqui."
A ameaça foi feita pois há diversos requerimentos, apresentados pela oposição, em comissões da Câmara pedindo que o ministro compareça ao Congresso para explicar como ele enriqueceu fazendo negócios como consultor nos quatro anos em que também exerceu o mandato de deputado, conforme revelou a Folha.
DEM, PSDB e PPS prometem fazer uma ofensiva nesta quarta para tentar aprovar algum requerimento. Questionado se votaria em algum, Garotinho disse que só faz parte da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), comissão que não conta com nenhum pedido da oposição.
Questionado se assinaria então algum pedido de CPI para investigar Palocci, ele disse que prefere dar um voto de confiança ao ministro até que a Procuradoria-Geral da República diga se as informações que devem ser prestadas pelo ministro são suficientes.
"Não fiz uma ameaça, fiz uma proposta, que teve uma grande receptividade da plateia. Já os deputados mais ligados ao PT ficaram constrangidos e saíram. Agora eu acho que o Palocci deve explicações à sociedade brasileira", afirmou.
A afirmação de Garotinho foi dada durante audiência na Comissão de Segurança Pública, na instalação da Frente Parlamentar de Defesa da PEC 300. A proposta cria um piso salarial para os policiais e precisa ser votada em segundo turno na Câmara.
O deputado negou que tema qualquer tipo de retaliação do governo. "Não tenho preocupação nenhuma. A minha ideia é que se faça pressão ou a PEC não vai sair do papel. Temos que tomar uma atitude enérgica".

Fonte:Folha.com

Governo ensaia recuar em lei anti-homofobia

Governo ensaia recuar em lei anti-homofobia


Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff se viu obrigada a fazer concessões, após deputados evangélicos e católicos protestarem contra o material didático que seria distribuído pelo Ministério da Educação.

Com uma crise em sua base aliada, o governo decidiu evitar temas polêmicos no Congresso nos próximos 15 dias e sinaliza um recuo em pontos da lei anti-homofobia. A proposta, que está no Senado, passará por modificações para atender a bancada evangélica, informa reportagem de Larissa 


  GuimarãesMaria Clara CabralGabriela Guerreiro e Ana Flor, publicada na Folhadesta quarta-feira (íntegra da reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Dilma determinou na quarta-feira (25) a suspensão da produção e distribuição do kit e definiu que todo material do governo que se refira a "costumes" passe por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados.
A manifestação ocorreu na esteira de uma reunião de Carvalho com a bancada evangélica da Câmara.
O grupo de parlamentares chegou a ameaçar o governo com obstrução da pauta no Congresso, colaborar com assinaturas para convocar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) a se explicar sobre sua evolução patrimonial e propor uma CPI para investigar o MEC.
Depois da suspensão, a convocação do ministro Antonio Palocci (Casa Civil) para prestar explicações sobre a multiplicação de seu patrimônio deixou de ser ameaça unânime da bancada religiosa ao governo e virou "decisão de foro íntimo" para os cerca de 280 deputados federais evangélicos e católicos.
Leia mais na Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.

Jobim admite necessidade de 'ajustes na fronteira' contra o tráfico

Jobim admite necessidade de 'ajustes na fronteira' contra o tráfico


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse à BBC Brasil que é necessário "fazer alguns ajustes na fronteira" do Brasil com Colômbia, Bolívia e Peru para combater a entrada do tráfico de drogas no território brasileiro.
As declarações de Jobim foram feitas durante sua viagem à Buenos Aires, na última semana, para participar da inauguração do Centro de Estudos Estratégicos de Defesa (CEED), do Conselho de Defesa da Unasul (União Sul-Americana de Nações).
Segundo o ministro, os traficantes de drogas têm utilizado com mais frequência os rios e estradas que ligam o Brasil a seus vizinhos no continente. "Eles têm usado mais a ligação fluvial do que as pistas clandestinas de avião", afirmou.
Jobim viajará no dia 24 de junho para a Colômbia, junto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para reuniões com autoridades colombianas em que serão definidas "operações conjuntas" na fronteira entre os países.
"Precisamos ampliar nossa área de combate ao tráfico de drogas e aumentar a vigilância da Cabeça do Cachorro para baixo', afirmou. A região conhecida como Cabeça do Cachorro fica no Estado do Amazonas, na fronteira com a Colômbia.
AÇÕES COORDENADAS
O ministro disse ainda que, do lado brasileiro, as ações serão coordenadas entre o Exército, a Força Nacional, a Polícia Federal e a Policia Rodoviária Federal. "Na Colômbia, o combate ao trafico faz parte dos trabalhos do Exército. E nós vamos atuar conjuntamente", disse.
Ele destacou que, do encontro, sairá um "modelo de ação" que o Brasil vai propor também às autoridades da Bolívia e do Peru, em reuniões que ainda serão agendadas. "No caso da Bolívia e do Peru, atuaremos, principalmente, com a Polícia Federal."
De acordo com Jobim, o número dos pelotões no lado brasileiro das fronteiras será ampliado de 24 para 49 nos próximos meses. Cada pelotão tem pelo menos 90 soldados.
Segundo dados recentes da Polícia Federal, a entrada da cocaína boliviana aumentou no Brasil. "O Brasil passou a ser corredor da cocaína boliviana, que é definida pelos especialistas como de péssima qualidade. Esse assunto virou questão de polícia e de saúde pública também", afirmou um negociador brasileiro.
Em uma palestra recente em Bogotá, o professor Alejandro Gavíria, da Faculdade de Economia da Universidade De los Andes, disse que a produção de cocaína está caindo na Colômbia, mas que o país voltou a ser "passagem" da droga dos países vizinhos para outros países.
"Na guerra contra o narcotráfico, a vitória nunca é definitiva. A produção da folha da coca voltou a ser intensificada na Bolívia e no Peru e caiu na Colômbia. Mas a Colômbia voltou a ser terreno forte para o trafico."
Gavíria afirmou ainda que a logística do tráfico ficou mais sofisticada nos últimos tempos. A prova disso foi a apreensão de um submarino que levaria cocaína para o México. "Se nós, latinos, não assumirmos esse problema conjuntamente, será muito difícil", disse.
Colômbia e Peru são considerados pela ONU como os dois maiores produtores de cocaína do mundo com, respectivamente, 410 toneladas e 300 toneladas produzidas em 2010.

Fonte:Folha.com

Cédula marcada em roubo a caixa será recolhida sem ressarcimento

Cédula marcada em roubo a caixa será recolhida sem ressarcimento

O Banco Central não irá mais ressarcir o cidadão que receber uma cédula danificada por dispositivos antifurto. Essas notas deixam de ter validade a partir desta quarta-feira.


"A recomendação é que a população não receba a cédula suspeita de estar danificada por dispositivo antifurto. Essa cédula perderá a validade", disse o diretor de Administração do BC, Altamir Lopes.
O objetivo da medida, segundo o BC, é contribuir para a redução dos casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas ou furtadas.
As notas danificadas por dispositivos antifurto apresentam "marca densa e de cor rósea". Essa mancha pode cobrir um pedaço grande da cédula ou apenas a lateral.
Quem receber uma cédula dessas deve levá-la ao banco para que a nota seja encaminhada ao BC para investigação. O dinheiro só será trocado se o BC verificar que a mancha não é proveniente de dispositivo antifurto. Caso contrário, não haverá ressarcimento.
No caso de saque em terminal eletrônico, a pessoa que se deparar com uma cédula marcada deve retirar um extrato imediatamente para comprovar o saque e se dirigir ao banco para fazer a reclamação.
Se a questão não for resolvida, ou se o saque for feito fora do expediente bancário, o cidadão deve registrar um boletim de ocorrência e apresentar os documentos à instituição financeira assim que possível para receber uma nota válida, segundo o BC.
A norma do BC só prevê ressarcimento para os bancos. Quando o dinheiro for marcado por acidente ou em caso de roubo frustrado, em que o dinheiro foi deixado próximo ao caixa, por exemplo, o BC vai ressarcir o banco, descontando o custo de produção e análise. Esse valor ainda será fixado.
Segundo Altamir, esse mecanismo de proteção é utilizado em vários países, como Inglaterra, EUA e Chile.
Ao entregar a nota para investigação, o cidadão deve apresentar ao banco CPF, documento de identidade com foto e endereço.
ROUBOS
Há uma onda de ataques com explosivos a caixas eletrônicos em São Paulo. Houve 77 ataques em 2011, feitos segundo a polícia por quatro gangues. Dos cerca de 100 bandidos que as integram, afirma a investigação, 26 são policiais militares.
Ontem, a polícia prendeu sete suspeitos de integrar a quadrilha -- entre eles, quatro PMs e um ex-PM. Segundo a polícia, os dois chefes do grupo foram presos: o soldado João Paulo Vitorino de Oliveira e André Luiz Gejuiba Leite, o Andrezinho.

Fonte:Folha.com

Lei sobre aterro deve ser revogada

Lei sobre aterro deve ser revogada








O vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo, o Chico Bezerra (PSB), informou, ontem, após a sessão da Câmara de Mogi das Cruzes, que no segundo semestre, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) deve enviar ao Legislativo uma proposta de revogação da Lei nº 4.953, de 14 de outubro de 1999, de autoria do ex-prefeito Waldemar Costa Filho, que permite a instalação de aterro sanitário no Distrito Industrial do Taboão. Paralelamente a isso, o chefe do Executivo, ainda de acordo com Bezerra, encaminhará um projeto de lei proibindo qualquer tipo de lixão na Cidade.
O vereador explicou que a Lei de 1999 havia sido modificada por outra, de autoria do ex-prefeito Junji Abe (DEM) " hoje, deputado federal" , visando suspender as autorizações para esse tipo de empresa de depósito de resíduos sólidos e que o documento ainda sofreu uma emenda da própria Câmara. "Essa emenda é que foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça. Então, estive com o prefeito porque eu queria fazer o projeto para revogar a legislação que permite a implantação de aterros em Mogi, agora em junho, quando a Câmara pode propor as mudanças na Lei de Uso e Ocupação de Solo. Porém, ele me disse que essa revogação e a proposta de uma nova lei só poderiam ser feitas pelo Executivo. Então, acertamos que, em meados de agosto, o Bertaiolli vai nos enviar os dois projetos", destacou o vereador.

Bunkyo


O vereador Pedro Komura (PSDB), que também é tesoureiro da Associação Cultural de Mogi das Cruzes - Bunkyo, comentou, ontem, a carta aberta à população de autoria do deputado federal Junji Abe (DEM). Komura afirmou que todos os associados não ficaram nada satisfeitos com as declarações do deputado e ainda revelou que, nesta semana, o Bunkyo irá encaminhar uma resposta oficial a respeito do texto, publicado anteontem em O Diário.
Na carta, Junji oferece ajuda jurídica à instituição para romper o contrato firmado com a Queiroz Galvão, empresa que deseja instalar um aterro sanitário em Mogi das Cruzes à revelia da vontade da população, que "obriga" a entidade a realizar em sua sede a audiência pública do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto do lixão.
"Tudo isso é culpa do Junji mesmo. Foi ele que liberou a certidão de diretrizes e a manifestação técnica prévia, viabilizando a instalação do aterro. Para quebrarmos este contrato, há necessidade de pagar uma multa de R$ 500 mil. E daí? Quem vai pagar? Além do mais, é uma questão moral. Quando o Bunkyo estava em dificuldades, fomos procurar o Junji e pedimos para que ele desse um telefone para alguma empresa, no sentido de pedir ajuda para a gente. Ele, na época, falou que o problema era do Bunkyo, e que não iria ajudar. Então, procuramos a Queiroz Galvão, que nos ajudou. O pessoal está muito bravo com essa carta dele e vamos responder à altura", salientou o tesoureiro da Associação. A reportagem de O Diário procurou o presidente da entidade, Kiyoji Nakayama, para saber qual é o posicionamento do Bunkyo sobre a oferta de apoio de Junji, mas ele apenas afirmou que "não tem nenhuma decisão sobre o assunto".

Café da manhã

Amanhã, às 8h30, os membros do Movimento "Aterro, Não!" participam de um café da manhã na regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Mogi das Cruzes. O objetivo, segundo a Assessoria da entidade, é esclarecer, definitivamente, que a posição do sistema Fiesp/Ciesp é contrária ao aterro.

Fonte:O Diário de Mogi

Perez assume Serviços do Semae e vai implantar a Corregedoria


Perez assume Serviços do Semae e vai implantar a 
Corregedoria

Depois de permanecer por algum tempo à frente da Guarda Municipal e da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), o major aposentado da PM, Joaquim Weisshaupt Perez, está de volta à Prefeitura de Mogi, com duas missões que lhe foram designadas pelo prefeito Marco Bertaiolli. No cargo de diretor de Serviços do Semae, Perez deverá promover a reorganização dos serviços de rua prestados atualmente pela autarquia e que há tempos vêm deixando muito a desejar, tornando-se alvos de constantes reclamações da comunidade, em razão da má qualidade e da morosidade com que são prestados. Ontem, logo após assumir o cargo, Perez deixou o Semae acompanhado de um engenheiro para verificar, nas ruas, como é o procedimento padrão, que deverá sofrer alterações para se ajustar à atual realidade, que exige rapidez e eficiência dos funcionários do setor de águas e esgotos de Mogi. A segunda missão de Perez, igualmente espinhosa, será cuidar, concomitantemente, da estruturação de uma Corregedoria dentro da Prefeitura Municipal, a exemplo do que já existe em grandes municípios, como São Paulo. O prefeito lhe deu prazo até o final do ano para concluir a encomenda. Só então Bertaiolli definirá quem será o primeiro corregedor do Município. Até lá, Perez deverá percorrer prefeituras que já implantaram o serviço para definir um modelo próprio para Mogi. À Corregedoria caberá investigar denúncias de irregularidades envolvendo funcionários públicos municipais, pondo fim ao atual sistema de comissões de sindicância formadas pelos próprios empregados, onde invariavelmente prevalece o chamado "espírito de corpo", sem que apareçam culpados. "A Corregedoria é mais um passo em busca da transparência administrativa, que visa dar maior qualidade ao serviço público", diz o prefeito, confiante no resultado do trabalho de Perez.

Imprensa


A coluna registra a moção de congratulações recebida da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, assinada pelo vereador Agílio Nicolas Ribeiro, pelo Dia Mundial de Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 3 de maio último. "Saudamos todos os jornalistas pela busca da verdade", e "aplaudimos sua coragem em face de perigos que podem ser mortais".


Centenário

Uma extensa programação com músicas e palestras, que terá início dia 12 de junho, deverá marcar os 100 anos de fundação do Centro Espírita Antonio de Pádua, que funciona à Rua Marechal Deodoro, 83, próximo ao Largo Chico Nogueira, junto com a Creche Fraternidade. O Centro Espírita foi fundado por Álvaro de Campos Carneiro que, entre outras atividades na Cidade, foi também vice-prefeito de Mogi, ao lado de Waldemar Costa Filho, entre 1976 e 1982. "Seu" Álvaro, como era conhecido, faleceu em abril de 1999, aos 92 anos.



Em grupo


Falando em nome do deputado Campos Machado e de Walter Bolzani, presidente da legenda, João Gilberto Moro garante que a paz reina dentro do PTB e que está organizando um grupo político para disputar as próximas eleições, inclusive com um candidato majoritário à Prefeitura. Moro faz suspense sobre quem possa ser, mas adianta que o partido está distante tanto de Marco Bertaiolli (DEM), como de Gondim Teixeira (PPS), virtuais candidatos à Prefeitura. Moro só não disse se o grupo do PTB terá um candidato ou uma candidata.



Candidatos


Ainda que o PSD ainda não esteja oficializado, nos meios políticos locais comenta-se que o deputado federal Junji Abe, que deve trocar o DEM pela nova legenda de Gilberto Kassab, já começa a articular uma chapa de vereadores para concorrer às eleições municipais do próximo ano. Outros partidos mais estáveis, como PR, PMDB e DEM já estão com suas respectivas chapas praticamente montadas para o pleito que se avizinha.

Fonte:O Diário de Mogi



SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO CIRCUITO



  • SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO





  • CIRCUITO
         Carlos e Rosangela Guedes



          Nildo e Valéria Alabarce     Matheus, Daniela, Ian e Crystiane Dominice



    01.jun.2011

    Pastel & Bingo



    A Casa do Renal Crônico promove, no próximo dia 17, sua Tarde do Pastel com Bingo, que será realizada a partir das 14 horas, na Associação de Rotarianos. Convites e informações pelos fones 9527-4369/ 4723-5100. Prestigie e colabore!



    Festiva



    O Lions Clube de Mogi das Cruzes, sob o comando de Joaquim Custódio, recebe logo mais, às 20 horas, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, durante a reunião festiva que será realizada em sua sede da Rua Júlio Prestes. Na oportunidade, a primeira dama receberá a doação de 160 cobertores para a Campanha do Agasalho.



    Barbie & Ken



    Para marcar o cinquentenário do boneco Ken, o Mogi Shopping dá início hoje à mostra "Barbie & Ken - O Casal Perfeito", que estará montada na Praça de Eventos, até o próximo dia 19. Com a curadoria do colecionador paulista Carlos Keffer, a exposição irá apresentar algumas raridades, como os primeiros exemplares da Barbie de 1959 e Ken de 1961, o mais vendido da história, entre outros.



    Música na Festa



    O cantor Aguinaldo Timóteo se apresenta neste domingo, a partir das 20 horas, no CIP, no Mogilar. Seu show é uma das atrações da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que terá início amanhã, com o levantamento do mastro às 18h30, na Praça Coronel Almeida. A cerimônia será comandada pelo bispo dom Airton José dos Santos.



    Pirimpimpim



    Na programação do Projeto Pirimpimpim, a apresentação, hoje, da peça "Pinóquio", às 9h30 e às 15 horas, pela Cia. Realce - Núcleo Iriarte, no Teatro Vasques. Entrada franca.



    Artes

    Ainda hoje, às 15 horas, no Circuito Sesc de Artes, na Praça Oswaldo Cruz, programação variada com o espetáculo Travessia, do Grupo Caixa de Imagens, Intervenção com Josué Mattos, La Metereológica, com o Circo da Vinci.

    Fonte:O Diário de Mogi

    Obra de hospital começa no dia 22

    Obra de hospital começa no dia 22



    A construção do Hospital Municipal de Braz Cubas terá início no próximo dia 22. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM), após a reunião com representantes da Engeform, empresa responsável pelo empreendimento. As seis famílias que moravam no local da obra saíram antes do prazo final, que era hoje. Nenhuma aceitou ajuda da Prefeitura Municipal. Com isso, os trabalhos podem começar.
    "A pedra fundamental será assentada no dia 22, às 10 horas. Este será um dia de festa em Mogi das Cruzes, pois o hospital é o primeiro da Cidade, edificado por ela, em 451 anos de história. Quanto aos prazos, dependemos de um cronograma baseado em tempo e dinheiro. Mas nossa expectativa inicial é concluir as atividades em 24 meses. Com relação às famílias, elas sabiam que a área pertence à municipalidade e saíram após este entendimento. A desocupação nos dá liberdade para começarmos as obras o quanto antes a fim de concluirmos também o mais rápido possível", destacou o prefeito.
    O investimento está orçado em R$ 27,8 milhões e o recurso será garantido pela Administração Municipal, pois grande parte do valor é obtida por meio da negociação com o Banco Santander para administração da folha de pagamento da Prefeitura. Enquanto isso, os equipamentos necessários para o início das atividades deverão ser fornecidos pelo Governo do Estado.
    O terreno, localizado na região central de Braz Cubas, tem 8,5 mil metros quadrados e fica entre as ruas Guttermann, Jaçanã, Francisco Affonso de Mello e Capitão Francisco de Almeida.
    No prédio de sete andares serão oferecidos serviços de pronto-atendimento, ambulatório (vascular, gastroenterologia, cardiologia, pediatria, ginecologia, reumatologia, neurologia e endocrinologia) e centro cirúrgico para pequenos procedimentos, como hérnias, fimose, vesícula biliar, varizes, cirurgias ginecológicas e urológicas. O objetivo é atender milhares de pessoas, contando inicialmente com 70 leitos - número que deverá ser ampliado.
    Está prevista ainda, anexa ao prédio, a construção do Centro de Reabilitação Fisioterápica, com investimento de R$ 3,3 milhões. Deste valor, R$ 3 milhões são provenientes de emenda parlamentar e R$ 350 mil como contrapartida da Administração Municipal.
    O equipamento público será credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e administrado pela Prefeitura Municipal.

    Fonte:O Diário de Mogi

    Valtra demite 120 funcionários

    Valtra demite 120 funcionários

    Alexandre Barreira
    A Valtra do Brasil, empresa ligada ao Grupo AGCO, demitiu 120 funcionários na última segunda-feira, confirmando informações de possíveis cortes na empresa divulgadas com exclusividade ontem porO Diário.
    De acordo com a Assessoria de Imprensa da empresa, o desligamento dos operários da unidade de Mogi das Cruzes ocorreu devido a ajustes necessários no volume de produção de máquinas agrícolas.
    A empresa alega, ainda, fatores conjunturais e mudanças nos cenários político e econômico, além da sazonalidade agrícola, que afetaram diretamente a demanda de mercado. Além disso, a empresa cita, ainda via Assessoria de Imprensa, a desaceleração na busca por financiamentos no setor, já prevista pelo segmento após dois anos do lançamento do Programa Mais Alimentos, do Governo Federal, e o embargo da Argentina, que também afetou a indústria de máquinas agrícolas no País.
    A Valtra ressalta que, caso haja a recuperação do mercado, a AGCO dará prioridade à recontratação dos funcionários desligados esta semana e mantém os planos de produção para o ano, no entanto, sem divulgar números.
    O diretor regional do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Silvio Bernardo, destacou que esteve na fábrica ontem pela manhã e confirmou as demissões. "Lamentamos que a empresa tenha tomado esta atitude sem nos consultar ou abrir negociações. Estaremos providenciando uma manifestação na próxima sexta-feira na porta da fábrica", contou o sindicalista, que tem informações sobre mais demissões. "Acreditamos que o número de dispensas na fábrica pode chegar a até 300", completou Bernardo.
    Ele e dois funcionários demitidos, que não quiseram se identificar, disseram que a linha de produção da fábrica estará parada até amanhã. Os operários, que integram o grupo de dispensados pela empresa, declararam que se trata de uma política de banco de horas da fábrica de tratores.
    Eles informaram, ainda, que a linha de produção tinha dois turnos de trabalho – das 6 às 14h40 e das 14h40 às 23h20 – no entanto, deverá adotar turno único a partir desta sexta-feira, com o horário das 9 às 18 horas. A produção, em momento de pico, chegava a 72 tratores fabricados por dia, devendo voltar para o patamar mínimo de 60 por dia.
    Fiesp/Ciesp
    Na opinião do diretor titular da regional da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Milton Sobrosa Cordeiro, as demissões da Valtra são parte do processo do que ele chama de "desindustrialização" no País. Segundo Cordeiro, as dispensas de funcionários da empresa de Braz Cubas são reflexos da economia nacional, que registra aumento das importações e redução das exportações em todos os setores. "Tenho alertado há algum tempo para este fenômeno. Infelizmente, a política econômica do País baseada no Real valorizado e na alta de juros tem feito as empresas reduzirem suas produções. O reflexo disso é o desemprego", explicou.
    Isolado
    O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Damásio, destacou que as demissões na Valtra fazem parte de um problema isolado da empresa e não têm ligação com a situação econômica de Mogi. "A economia da Cidade tem vivido um bom momento, principalmente pelas notícias sobre a geração de emprego nos últimos meses. Acredito que as demissões na Valtra é um caso isolado e não significa que o setor industrial de Mogi esteja em crise", afirmou.
    Damásio avalia, ainda, que as dispensas estejam ligadas a um problema sazonal do setor em que a fábrica atua e que, com certeza, deve mostrar recuperação em breve. "A Valtra sempre prezou pela estabilidade na sua atuação no mercado, principalmente após a crise econômica mundial de 2009. Dependendo de seu ramo de atuação, pode passar por oscilações, o que é natural a qualquer empresa", definiu o secretário.

    Fonte:O Diário de Mogi

    Quermesse espera 10 mil por noite

    Quermesse espera 10 mil por noite

    preparativos Festeiro Antonio Lúcio de Lima visitou ontem o Império do Divino, na Praça Coronel Almeida, que está sendo finalizado

    Josiane Carvalho
    Amanhã, às 18 horas, o bispo diocesano dom Airton José dos Santos fará a abertura oficial da Festa do Divino Espírito Santo - que seguirá até o dia 12 de junho - com extensa programação religiosa e folclórica. Na tarde de ontem, o festeiro Antonio Lúcio de Lima esteve na Praça Coronel Almeida onde um grupo de voluntários, comandados pelo decorador Sergio Vicco, acertaram os últimos detalhes do Império, por onde deverão passar milhares de devotos durante os 10 dias do evento.
    Entre as novidades no calendário de shows deste ano está a participação do cantor Aguinaldo Timóteo, que deverá se apresentar neste domingo, a partir das 20 horas, no Centro de Iniciação Profissional (CIP), no Mogilar. Nos outros dias, artistas locais e grupos de congada e moçambique estarão presentes no evento. Todos os dias, cerca de 10 mil pessoas são esperadas na quermesse, sendo que aos finais de semana, a expectativa é de que este número chegue a 30 mil.
    "Estamos numa correria, mas quase tudo está pronto e a ansiedade só aumenta. Já nem estou dormindo direito mais. Graças a Deus temos uma equipe muito boa e que sabe o que deve ser feito. Quando olhamos a dedicação destas pessoas, desde a montagem das barracas, até a decoração do Império, observamos o quanto o Espírito Santo providencia as coisas", disse Lima.
    A estrutura total da quermesse terá 25 barracas voltadas para a comercialização de alimentos e nove estandes para expositores. Entre eles, Sebrae, TV Diário e jornal O Diário, parceiros do evento.
    Para todo este aparato de vendas é preciso também um contingente grande de pessoas para servir os frequentadores da quermesse. Por isso, haverá mais de dois mil voluntários trabalhando incansavelmente nas noites frias desta época do ano. Muitos chegam cedo ao local da Festa para preparar as porções e adiantar o trabalho.
    Um bom exemplo de dedicação é o tesoureiro da Associação Beneficente Onde Moras (Abomoras), Waldemar Gomes da Silva, que há 10 anos participa da venda de hambúrgueres na barraca da entidade. "Como bom católico e, principalmente, devoto do Espírito Santo, dedicar estes dias à Festa não é nada perto de todas as graças e bênçãos concedidas por ele. Para nós, a arrecadação neste período é muito importante para manutenção da casa. Conseguimos ajudar a Associação, com o percentual que é obrigatório, e ao mesmo tempo garantir a quitação de algumas de nossas despesas", contou.
    Para conseguir vender 600 lanches todos os dias, a entidade conta com a mobilização de uma equipe formada por mais de 35 pessoas, que se alternam diariamente na barraca. Além disso, é necessário preparar os alimentos todos os dias já que, neste caso, não se pode congelar ou guardar as verduras e legumes utilizados na preparação do lanche. "O hambúrguer até pode ser congelado, mas alface e tomate não. Todos os dias, compramos caixas destes produtos e temos de lavar, picar e preparar para estar tudo fresquinho na hora da Festa", completou.

    Fonte:O Diário de Mogi