sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alerta De cada 100 jovens, 15 enfrentam problemas com drogas ou álcool


Informação preocupante foi apresentada ontem durante uma palestra dada por especialista no Ciarte
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Palestrante há mais de 30 anos em empresas e escolas, Blanco falou por 2 horas para uma plateia de 350 pessoas, a maioria formada por jovens, ontem no Ciarte
De cada 100 jovens, ao menos 15 enfrentam problemas com álcool ou drogas e precisam urgentemente de ajuda profissional ou internação. O alerta foi dado ontem pelo pedagogo Ricardo Galhardo Blanco, durante Seminário da Juventude, realizado no Centro de Cidadania e Artes (Ciarte), sob organização da Secretaria Municipal de Assistência Social. 
Palestrante há mais de 30 anos em empresas e escolas, Blanco falou por cerca de duas horas (das 9 às 11 horas) para uma plateia de 350 pessoas, em sua maioria formada por jovens de 13 a 17 anos, sobre dependência química, mitos, verdades e desafios, orientação sexual e marcas do bulling. 
Representantes de oito entidades assistenciais que trabalham com adolescentes na cidade, em parceria com a administração municipal, também estiveram no evento. A proposta, segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marinês Mazaro Piva, é de utilizar a palestra para colocar em discussão e reflexão os conflitos e desafios enfrentados pelo jovem no mundo contemporâneo. 
Um Fórum Municipal de Assistência Social deve ser realizado no mês que vem e o tema deverá ser novamente abordado, com anúncio de novos investimentos da administração municipal. 
"A droga e álcool são e sempre serão os grandes destruidores de famílias. Nossa ideia com este e outros seminários, que iremos realizar, é de promover a prevenção e não apenas o combate aos dependentes de drogas. E isso se faz com conhecimento, com esclarecimento. Quanto mais os jovens souberem das consequências da droga, tanto do aspecto físico, como emocional e social, mais claramente ele verá de que não tem de tomar esse caminho. Além disso, há um projeto que estamos estudando para implantar neste segmento e será divulgado durante o Fórum Municipal", afirmou a secretária Marinês.


Embora tenha evitado dar detalhes dos novos projetos da Secretaria de Assistência Social para adolescentes de 13 a 18 anos que serão implantados neste ano, Marinês Piva admitiu que parte das ações inclui a futura instalação de uma clínica de dependentes químicos na cidade. "Existe um projeto de o município passar a ter um CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas), além de uma clínica para internação. É uma questão de saúde, mas também social e que devermos participar de alguma forma", disse. 
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que compareceu rapidamente ao evento no Ciarte, confirmou a implantação de um CAPS-AD para o ano que vem. "Devemos selar uma parceria com a Secretaria de Saúde Estadual para realizarmos o atendimento ambulatorial enquanto eles devem disponibilizar leitos para internações, possivelmente no Dr. Arnaldo Pezzutti Cavalcante. É uma necessidade, sem dúvida, mas nosso orçamento não permite que este projeto se desenvolva ainda neste ano".


Fonte:Mogi News