sábado, 10 de dezembro de 2011

Favela do Cisne Famílias de áreas de risco são levadas para Jundiapeba

Moradores viviam em região perigosa da Favela do Cisne e receberam apartamentos próprios
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Mogianos viviam em áreas de risco na Favela do Cisne, no Rodeio, e, ontem, se mudaram para os apartamentos do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida
Teve início ontem a retirada das 14 famílias da Favela do Cisne que foram contempladas com apartamentos dos condomínios Jundiapeba VII e VIII, do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. Ontem, cinco delas foram transferidas. O restante estará nas novas unidades habitacionais na próxima segunda-feira. A mudança foi feita por homens da Secretaria de Segurança de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Defesa Civil, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.


Imediatamente, após a saída das famílias, os barracos foram destruídos. A medida visa a evitar que haja ocupação irregular nos espaços vazios. Saíram da Favela do Cisne ontem as pessoas que, entre as 14, estavam em situação de maior vulnerabilidade. O trabalho teve início por volta das 13 horas e se prolongou por toda a tarde de ontem.


Para quem estava deixando as residências, ir para um novo lar longe do risco de enchentes e da exposição às doenças que elas podem causar era um alívio. "Aqui, vivemos uma vida muito sofrida por quatro anos. A minha preocupação maior sempre foi com os meus três filhos. Ir para o apartamento é a realização de um sonho. Longe de enchentes, de bichos, de risco de doen-ças. Estou muito feliz e principalmente porque lá será meu", afirmou a dona de casa Luana Cesário Corrêa.


Em um veículo da Guarda Municipal, ela deixou a antiga casa, assim como a vizinha Celina Persoles Malta. "Eu não via a hora de me mudar. É uma sensação muito boa. Sofremos muito aqui. Pelo menos umas quatro vezes tínhamos de sair de casa por conta das enchentes e ir parar no Tiro de Guerra", afirmou.


A dona de casa Sabrina Mota Arantes ainda não foi contemplada com uma unidade habitacional, mas comentou que os filhos acompanharam a avó na mudança de ontem. "Fico feliz pelas crianças, porque não queria que eles vivessem mais aqui", disse.




Etapas
O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, lembrou que a mudança das famílias é apenas uma etapa de um projeto maior que vem sendo realizado pela administração municipal. "Temos a retirada, tivemos o cadastramento, os sorteios das unidades e agora teremos ainda de derrubar os barracos e congelar a área, para, em seguida, fazermos a recuperação ambiental dessa região", afirmou.


Além das 14 famílias, outras quatro ainda terão de deixar a Favela do Cisne e irem para os apartamentos de Jundiapeba. Isso não está sendo feito nesta primeira etapa por causa de ajustes nas unidades habitacionais, mas será realizado nos próximos dias, segundo a Coordenadoria de Habitação.


Fonte:Mogi News