sábado, 10 de dezembro de 2011

Deputado André do Prado comemora aprovação de projeto de saneamento em benefício das famílias de baixa renda

2.jpg
para destinatários desconhecidos
Deputado André do Prado comemora aprovação de projeto de saneamento em benefício das famílias de bai

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 928/2011, de autoria do Governo do Estado, que prevê subsidio financeiro à população de baixa renda dos municípios operados pela SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para a realização de obras necessárias à efetivação de ligações domiciliares de esgoto que demandem execução de ramais intradomiciliares.



 O Programa Pró-Conexão recebeu o apoio do deputado estadual André do Prado, visto que beneficiará famílias da Região do Alto Tietê que não dispõem de recursos para fazer a ligação do domicílio à rede pública de coleta. Segundo o parlamentar, a meta do programa é efetivar 192 mil ligações ao longo de oito anos, beneficiando aproximadamente 800 mil pessoas.


 O Governo do Estado, a partir de agora, vai estabelecer em regulamento as definições de família e de área de baixa renda, bem como os critérios para escolha dos municípios que serão beneficiados pelo Programa Pró Conexão. No entanto, a adesão dos municípios ocorrerá por meio de Termo de Cooperação, após a edição de Lei municipal que obrigue os usuários a se conectarem nas redes públicas coletoras de esgotos e aprove a ampliação das atribuições da SABESP.


 "A execução das obras e serviços que integram o Programa Pró-Conexão será de responsabilidade da SABESP, cabendo aos municípios a fiscalização dos serviços. Na prática, a medida vai beneficiar as famílias que comprovadamente não possuem recursos financeiros para fazer a ligação do ramal interno de suas residências à rede coletora de esgoto, o que considero fundamental à qualidade de vida da população. Por esse motivo, declarei meu apoio e votei favorável à iniciativa do Governo do Estado", argumentou André do Prado.  


 O Programa Pró-Conexão irá pagar as despesas decorrentes das obras civis para a implantação, nas dependências internas do imóvel, do conjunto de tubulações e caixas de inspeção, cuja finalidade é a de receber os esgotos provenientes dos ramais de descarga do imóvel e lançá-los no ramal predial de esgoto, incluindo-se, ainda, limpeza, remoção e destinação final dos entulhos resultantes. "Agora, o objetivo é solicitar ao governo do Estado que o programa seja implantado em todos os municípios do Alto Tietê, porém o apoio também depende das prefeituras", acrescentou o parlamentar.


Fonte:Clarissa Johara